Regina Sousa entrega títulos de terras e diz que ação é uma das prioridades

. “Não há coisa que eu faça com mais gosto do que entregar títulos de terra, porque eu já fui uma sem-terra.

Entrega de títulos de terras | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como uma de suas principais prioridades no comando do Estado, a governadora Regina Sousa entregou, nesta quarta-feira (13), títulos de terra para cerca de 400 famílias dos assentamentos Fazenda Soares, Mundo Novo e Recanto de Santo Antônio, zona rural de Teresina. 

Para a governadora, até o final do ano diversos títulos serão entregues. “Não há coisa que eu faça com mais gosto do que entregar títulos de terra, porque eu já fui uma sem-terra. As pessoas acham que grandes obras são apenas em cimento, mas isso é uma grande obra, pois representa liberdade. Não tem preço, ninguém mais vai ameaçar a sua paz e ninguém poderá tomar a sua terra”, disse Regina.

Compra de alimentos da agricultura familiar

Segundo Regina Sousa, a Fazenda Soares tem sido um exemplo para agricultura familiar, de produção e agora ganha a certidão de nascimento. "Agora a terra é deles para poder usar, fazer empréstimo nos bancos", disse, enfatizando que até o começo de maio vai lançar programa para que a agricultor familiar possa vender produção para escolas e a meta é ampliar para R$ 10 milhões o recurso para o programa de aquisição de alimentos por parte do Estado e distribuição para escolas.

Os títulos de terra são entregues por todo o Piauí pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras (Interpi). “O governo é para beneficiar as pessoas que mais necessitam e os agricultores familiares do Piauí não tinham terra, precisavam disso para ter dignidade, possibilidade de desenvolvimento e a segurança de que deixarão alguma coisa para seus filhos”, pontuou o diretor do Interpi, Chico Lucas, enfatizando que o Interpi entregou títulos para comunidades indígenas e para produtores dos Cerrados e a meta é beneficar cerca de 20 mil pessoas até o final do ano.

De acordo com a gestora da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconceles, os títulos proporcionam autonomia às famílias. “Essa ação é fundamental para as famílias. A partir do documento, da regularização fundiária, essas famílias passam a ter autonomia para adquirir financiamentos e projetos para que a produção possa se efetivar justamente nessas áreas”, afirmou.

Durante a solenidade de entrega dos títulos de terra, a governadora Regina Sousa ainda assinou a ordem de serviço para construção de um viveiro de mudas de caju anão precoce no assentamento Mundo Novo, com investimentos de R$340 mil, com 2 hectares e com capacidade de produção de 1 milhão de mudas por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES