Regina Sousa participa de Encontro da Juventude e desafia jovens

O encontro foi realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao participar da III Conferência Estadual da Juventude, em Teresina, a senadora Regina Sousa (PT - PI ) fez desafios aos jovens piauienses, como forma de mudar a realidade deles. Ela foi convidada para falar sobre as várias formas de mudar o Piauí, no evento realizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude e que reuniu 450 pessoas de 100 municípios.

Um dos desafios para os jovens feitos pela senadora é que eles combatam as drogas. A parlamentar disse que eles são capazes de acabar com esse mal que está destruindo os jovens. " Vamos cuidar da nossa juventude." E lembrou que os jovens precisam encontrar meios para combater as drogas, um grande mal que está acabando com muitos jovens no Brasil.

Outro desafio lançado pela parlamentar é que os jovens façam campanhas de conscientização sobre os perigos do uso da motocicleta sem os equipamentos de segurança. "Estamos perdendo a nossa juventude para o trânsito. É possível mudar isso. "  E citou o exemplo do município de Queimada Nova, a km de Teresina. Lá, os acidentes com motos reduziram após campanha educativa feita pelo Ministério Público , Igrejas e sociedade civil organizada." Usem as redes sociais para conscientizarem os jovens sobre o perigo da imprudência,  responsável por 70% dos acidentes de trânsito. "

Cuidar do planeta foi outro desafio lançado pela senadora para os jovens piauienses. Ela citou que estamos destruindo a natureza e com pequenas atitudes podemos mudar essa situação. " A gente tem o que fazer para ajudar o planeta." E sugeriu a criação de comitês ambientais nas escolas e que todos façam o uso racional da água ao tomar banho, escovar os dentes. E que lembrem que a água é fonte de energia e por isso economizar energia elétrica é também cuidar da natureza. " São muitas coisas que podemos fazer. E é da nossa conta salvar o planeta. "

A senadora Regina também pediu aos jovens que ajudem a combater a violência contra a mulher .Ressaltou a importância de discutir esse tema nas escolas. " A escola tem que discutir o tema da atualidade. " E pediu aos participantes da conferência que discutam a violência doméstica em casa e também combatam esse tipo de crime contra a mulher.

Regina Sousa disse que ficou feliz com a participação da juventude no evento que mostrou preocupação com assuntos importantes. A estudante Irlandia Santos, de Queimada Nova, a 580 km de Teresina , destacou a importância de preservar a cultura negra. E citou que os negros e descendentes precisam valorizar e preservar a cultura e os costumes para que não eles se percam ao longo dos anos. “ Temos que usar nossos cabelos do jeito que são. Vamos parar  de alisar, fazer chapinha. Nossos cabelos são lindos.”

A senadora iniciou a palestra com a música "Tente outra vez" , interpretada por Raul Seixas e finalizou mostrando o clip " quem ama cuida" ,  uma campanha do governo federal contra a violência doméstica.

A conferência tem como um dos objetivos fortalecer a relação entre governo e sociedade para a formação e execução de Políticas Públicas. E também eleger delegados para a conferência nacional que será realizada em Brasília, no período de 16 a 19 de novembro. O assessor de relações internacionais da Secretaria Nacional da Juventude, Fernando Pacheco participou do evento em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES