Regina Sousa visita nova maternidade que terá foco na humanização

Maternidade é a maior obra na área de saúde do Piauí nos últimos 30 anos.

Visita à nova maternidade | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova maternidade de Teresina, que está sendo construída na Avenida Presidente Kennedy, bairro Morada do Sol, terá como foco a humanização e o cuidado com as pessoas. A afirmação foi feita pela governadora Regina Sousa, na manhã desta quinta-feira (08), durante visita às obras.

“Além de ser uma das mais modernas do Brasil, a maternidade terá conforto e um cuidado para as pacientes. Entre eles, teremos dentro da maternidade a Casa da Gestante, destinada a atender às mulheres que estão aguardando o trabalho de parto. É muito comum a gestante chegar e ainda não ser a hora do parto e aí ela vai para casa, a bolsa estoura e a paciente volta, em alguns casos, na garupa da moto”, disse a governadora. 

Nova maternidade (Gabriel Paulino)

Ela lembrou ainda que isso acontece, principalmente, com as que são mães pela primeira vez. Assim, a Casa da Gestantes será um espaço no qual as mulheres poderão ficar aguardando o momento do parto.

Visita à maternidade (Gabriel Paulino)

Humanização

A importância da humanização foi também destacada pelo médico Benjamim Pessoa Vale, da Associação Reabilitar, que administrará a maternidade. Ele, inclusive, ressalta que a parte física são apenas os tentáculos. “A diferença no local serão os seres humanos capacitados que irão trabalhar nela, para ter um maior cuidado com as pacientes”, comentou.

A diretora de Vigilância de Agência e Saúde da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e coordenadora da Comissão de Transição da Maternidade Evangelina Rosa para a Nova Maternidade, Cristiane Moura Fé, explicou que serão feitas capacitações com os profissionais da Maternidade Evangelina Rosa e que o novo local dará um salto na qualidade do atendimento.

Nova maternidade (Gabriel Paulino)

“Teremos implantação de segurança da paciente desde a entrada até a saída. Tudo será informatizado com os dados das gestantes. É importante também dialogar com os municípios, pois eles farão a estratificação de risco quando encaminharem as gestantes para a nova maternidade”, disse Cristiane.

Entre as inovações apresentadas, está a implantação do Sistema de Prontuário Eletrônico de Pacientes, que reunirá todas as informações de atendimento e facilitará o acompanhamento on-line do cumprimento de metas de produção dentro da nova maternidade. Esse sistema já é utilizado no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), administrado pela Associação Reabilitar e referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência.

O superintendente da Sesapi, Jefferson Campelo, destacou que a maternidade é a maior obra na área de saúde do Piauí nos últimos 30 anos. De acordo com ele, a nova maternidade vai trazer muitos benefícios, pois será equipada com a mais alta tecnologia e funcionará também como maternidade-escola, inclusive para cursos de pós-graduação. “A maternidade ficará em pé de igualdade com as melhores do Brasil”, completou.

95% das obras concluídas

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 95% das obras físicas estão prontas, mas ainda não há uma previsão de entrega, porque é necessário a chegada de todos os equipamentos. A Associação Reabilitar estima que os primeiros equipamentos cheguem no mês de outubro e a instalação é necessária para a conclusão da obra. Ao todo, os processos de cotação de preços para a aquisição de equipamentos já geraram uma economia de mais de R$ 1,3 milhão para os cofres públicos.

A entidade trabalha com um cronograma de compras para equipar toda a maternidade e os processos de cotação de preços ficam disponíveis no site reabilitar.org.br/transparencia. Já estão contratados os equipamentos para os setores de Lavanderia, Central de Material Esterilizados, Tomografia, Raios X e focos para as salas do centro cirúrgico. Também estão em fase final de contratação: o mobiliário para todos os setores; os equipamentos para a cozinha e nutrição; bem como as banheiras que vão equipar o Centro de Parto Normal da nova maternidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES