Rejane Dias inicia projeto do 1º Centro de Referência ao Autista do Piauí

A instituição terá como objetivo envolver os principais atendimentos da área do transtorno do espectro autista.

Rejane Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Rejane Dias iniciou um projeto-piloto para a construção do primeiro Centro de Referência ao Autista do Piauí, com sede em Teresina. A instituição terá como objetivo envolver os principais atendimentos da área do transtorno do espectro autista, suas terapias, tratamentos e pesquisas. Uma ação integrada com o governo do Estado, municípios e o Sistema Único de Saúde.

“A missão do Centro é atender às necessidades desse público, e suas famílias. Seja qual for o nível de comprometimento do autismo. Do diagnóstico às terapias, a ideia é integrar todos esses atendimentos. Isso vai facilitar a vida das mais de 4mil pessoas com autismo no Piauí”, disse.

Os recursos para a construção do Centro serão provenientes de emendas parlamentares, individuais e de bancada, além de contrapartida do Estado. “Vou apresentar o projeto ao senador Wellington, e à nova bancada do Senado. Assim como à bancada do Piauí e ao Governo do Estado”, disse Rejane.

Deputada federal Rejane Dias (Divulgação)“Dentro da estrutura da rede de atendimento especializada, Psicólogos, Assistentes Sociais, Psiquiatras, Fisioterapeutas, Neuorologistas, Pediatras, Neuropediatras, Clínicos Gerais, entre outros”, elencou.

Para a deputada, “pais, mães e cuidadores de crianças com autismo, por exemplo, tem dificuldades tanto para conseguir um diagnóstico do transtorno como para ter acesso a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o desenvolvimento dos filhos. Isso será sanado com uma rede integrada e específica para o atendimento no Piauí”.

Rejane Dias afirmou ainda que, para a conclusão do Projeto, pretende visitar municípios onde iniciativas similares são geridas pelo poder público, a exemplo das cidades de São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

“A ideia do Centro no Piauí é integrar todos esses atendimentos em um só lugar, numa estrutura moderna, como são exemplos para o Brasil, o CER e o CEIR”, exemplou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES