Relator apresenta texto e atende pedidos de governadores de forma parcial

O parecer passou por modificações após intensas negociações entre o relator, governadores e líderes partidários

Deputado apresentou novo texto | Divulgação Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, divulgou na noite de quarta-feira o novo texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. O parecer passou por modificações após intensas negociações entre o relator, governadores e líderes partidários nos últimos dias.No entanto, o relator não atendeu completamente às solicitações dos governadores e líderes partidários, deixando a definição da composição e governança do Conselho Federativo para uma futura lei complementar. 

Segundo o texto apresentado: "Na forma da lei complementar: serão estabelecidas a estrutura e a governança do Conselho Federativo, cabendo a regimento interno dispor sobre sua organização e funcionamento." Apesar disso, os critérios de voto do Conselho Federativo ainda serão estabelecidos na proposta antes da votação, indicando que novas alterações poderão ser feitas no texto.

Por outro lado, o relator atendeu a um pedido dos estados e promoveu um ajuste na fase de transição da reforma. O processo de transição terá início em 2026 tanto para o governo federal, com a Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS) unificando PIS, COFINS e IPI (exceto na Zona Franca de Manaus), quanto para estados e municípios, com o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) unificando ICMS e ISS.

No novo texto, a CBS terá uma alíquota de 0,9%, enquanto o IBS terá alíquota de 0,1% a partir de 2026. Vale ressaltar que no parecer anterior, o IBS só começaria a ser implementado em 2029, mas essa mudança foi feita para evitar a sobreposição da legislação federal sobre a estadual, atendendo aos receios dos estados.

No entanto, outra demanda dos governadores não foi contemplada por Aguinaldo Ribeiro. A PEC não estabelece as regras de distribuição para o Fundo de Desenvolvimento Regional. Os governadores das regiões Sul e Sudeste solicitaram que pelo menos 30% dos recursos fossem direcionados para os estados dessas regiões. O Comitê de Secretários de Fazenda (Comsefaz), por sua vez, propôs um cálculo de distribuição baseado no PIB invertido, priorizando os estados mais pobres.

O relator deixou essas definições para uma futura Lei Complementar, estabelecendo que "os recursos serão entregues aos Estados e ao Distrito Federal segundo critérios definidos em lei complementar, vedada a retenção ou qualquer restrição a seu recebimento". O fundo será utilizado para ajudar os estados que possam sofrer perdas na arrecadação devido às mudanças no sistema de impostos e também para promover investimentos visando a redução das desigualdades entre estados e municípios.

Além das alterações mencionadas, o texto do relator também inclui outras mudanças, tais como a Criação da Cesta Básica Nacional, a Saúde menstrual, o dispositivo médico para pessoas com deficiência, a transição do IBS junto com a CBS, o IBS 2026: 0,1%, o CBS 2026: 0,9%. Em 2027: alíquota de referência LC e o regime específico para cooperativas. Integrantes do partido NOVO e deputados da ala bolsonarista do PL solciitaram a retirada de pauta justificando a existência de incertezas com relação à PEC. O pedido foi rejeitado por 302 a 148 votos, com uma abstenção. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES