Relator do PL do arcabouço fiscal crava prazo para apreciação: “prioridade”

Cajado apontou duas premissas principais da proposta: superávit primário e contenção de despesas.

Cláudio Cajado | Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator do Projeto de Lei Complementar que institui o novo arcabouço fiscal (PLP 93/23), declarou que o Congresso dará prioridade na apreciação da matéria e definiu prazo: “o quanto mais rápido ou pelo menos até o dia 10 de maio”.

O prazo-limite já havia sido cravado pelo próprio presidente da Câmara, Arthur Lira, ao receber o documento das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no último dia 18. O novo arcabouço substituirá o atual regime de teto de gastos, em vigor desde 2016, e, segundo o governo, vai “garantir a estabilidade macroeconômica” e “criar condições adequadas ao crescimento socioeconômico”.

Em entrevista na Câmara, na última quinta-feira (20), quando foi anunciado oficialmente pelo presidente Arthur Lira, Cajado se declarou "independente" e afastou eventual impasse na apreciação da proposta caso seja instalada a CPMI dos atos de 8 de janeiro, frisando que a matéria será tratada com prioridade na Casa.

“Se tivermos de instalar a CPMI de 8 janeiro, temos de conviver com outros assuntos que não seja apenas o marco fiscal, mas eu não acredito que paralisemos a Câmara”, disse.

Análise da matéria

Cajado declarou, ainda que está aberto para poder ouvir todas as opiniões e sugestões. "Não estamos fechados para nenhum tipo de observação. Não tenho dúvida de que se tivermos que alterar, será para melhor”, afirmou o relator.

Já quanto a mudanças a serem realizadas, o relator afirmou que ainda não analisou o projeto. “Não posso dizer que o texto vai ficar mais duro ou menos duro, o que posso dizer é que vamos estudar profundamente o conjunto dos artigos que integram o projeto para fazermos as modificações, se houver, com o intuito de melhorar”, disse.

Cajado apontou duas premissas principais da proposta: superávit primário e  contenção de despesas.  “O objetivo final é o equilíbrio de contas”, observou. Nesse ponto, o relator reconheceu que o texto do governo traz “parâmetros mais contemporâneos” ao tratar o ajuste fiscal pelo lado da receita.

“Limitar o gasto público apenas ao teto causa problemas como ocorreu na pandemia. Há momentos em que você tem de ter políticas anticíclicas e isso está contido no projeto”, afirmou o parlamentar, que prefere que a proposta seja chamada de "novo marco de regra fiscal", em vez de arcabouço fiscal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES