Relator Eduardo Braga quer aprovar reforma tributária até dia 9 de novembro

Relator esteve reunido com governadores e secretários de Fazenda na terça

Senador Eduardo Braga é relator da reforma tributária | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relator da reforma tributária, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirmou que seu relatório será apresentado no dia 24 de outubro e a perspectiva é de que a votação deve ser encerrada até o dia 9 de novembro. Segundo o senador, o calendário foi dialogado e aprovado entre os presidentes do Senado e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"Houve uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, e ficou acertado o dia 24 para apresentação e leitura do relatório na CCJ. Como tem feriado, acaba votando no dia 7 na CCJ e vai para plenário 7, 8 ou 9 [de novembro] para votar", disse Braga.

Na terça-feira, 10, Eduardo Braga se reuniu para discutir a reforma tributária com os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Paraná, Ratinho Júnior; e de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e também com os respectivos secretários de Fazenda, que integram o Conselho de Deenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que apresenaram modificações no texto da reforma para o relator.

A PEC 45/2019, que unifica a legislação tributária, tem como objetivo reduzir os impostos sobre o consumo e prevê a criação de fundos para o desenvolvimento regional e para custear os créditos do ICMS até o ano de 2032. A proposta elimina diversos tributos existentes sobre o consumo  e cria dois, um de competência federal (Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS) e outro compartilhado por estados e municípios (Imposto sobre Bens e Serviços – IBS). A PEC também abre espaço para a criação do Imposto Seletivo (IS), denomiado imposto do pecado, que será cobrado sobre  produtos como bebida alcoólica e cigarro).

No nível federal, deixariam de existir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); a Contribuição ao Programa de Integração Social (Contribuição do PIS/Pasep – no entato continuará a contribuição sobre as receitas correntes, que será chamada de Contribuição para o Pasep) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Para os estados e municípios seriam eliminados o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação). No texto que está no senado está prevista a criação de um Conselho Federativo do IBS e do Fundo de Desenvolvimento Regional.

Segundo o relator Eduardo Braga, já foram recebidos mais de 380 emendas de senadores ao projeto. Ele afirmou que o Conselho Federativo será um comitê gestor apenas, que arrecada e distribui, seguindo os trâmites do comitê gestor do Simples Nacional.

" A minha visão sobre o Conselho Federativo é que ele seja um órgão gestor e um comitê administrador [do IBS], sem competência para iniciativas legislativas e sem competências para decidir questões federativas", disse Braga.

Para Eduardo Braga, o Fundo de Desenvolvimento Regional a ser instituído será “um grande mecanismo de desenvolvimento econômico das regiões” e vai funcionar para diminuir as desigualdades econômicas e sociais. Ele explica que as fontes de recursos do fundo terão que ser bem definidas, para que haja recursos suficientes para alavancar o desenvolvimento de todas as regiões.

O governador e ex-senador Jorginho Mello disse que os governadores pediram a criação de um fundo constitucional para a região Sul, como os que já existem para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES