Relator em comissão diz que vai rejeitar recurso de Eduardo Cunha

Cunha é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do caso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda (2) que os recursos do presidente da Câmara para anular seu processo de cassação são extemporâneos e devem ser ou rejeitados ou suspensos.

Nascimento, que é advogado de formação, usa como argumento a ausência no regimento da Câmara e no Código de Ética da Casa de permissão para recursos à CCJ nessa fase do processo de cassação, que corre no Conselho de Ética da Casa.

O deputado afirma que irá estudar se há algum dispositivo regimental que permita uma analogia com o Código de Processo Penal para que esses recursos sejam congelados; até a decisão final do Conselho.

Cunha é alvo de processo de cassação no Conselho de Ética desde o início de novembro de 2015 sob a acusação de quebrar o decoro parlamentar ao negar, em depoimento à CPI da Petrobras, a existência de contas no exterior.

O Conselho deve levar em conta ainda as que o levaram a responder a um processo, uma denúncia e três inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal).

Devido a sucessivas manobras de Cunha e de aliados, porém, o processo de cassação só conseguiu superar a fase inicial de análise se há indícios mínimos para a investigação em março. A expectativa do Conselho é votar o relatório final em junho.

Mesmo sem haver previsão no regimento, Cunha entrou com recurso na CCJ sob a alegação de que o conselho cometeu uma série de ilegalidades no processo contra ele, desde a supressão do amplo direito de defesa à análise de temas que não fizeram parte do relatório preliminar.

Entre outros pedidos, ele requer a anulação de todo o trabalho do conselho e a volta à estaca zero. Pelas regras da Casa, só cabe recurso à CCJ após a decisão final do Conselho, e mesmo assim para análise de questões formais do processo, não do mérito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES