Relator quer votar uma reforma política na Câmara próxima semana

Henrique Fontana (PT-RS) apresentou pontos da proposta nesta quinta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator de um projeto de reforma política na Câmara, defendeu nesta quinta-feira (4) que sua proposta seja votada na terça (9) e na quarta (10) da próxima semana. Ele afirmou que existe disposição do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), em colocar a matéria na pauta do plenário, mas admitiu que não há acordo em torno do relatório.

?A reforma política não é para votar com consenso, é para votar democraticamente no plenário?, afirmou. O petista detalhou os pontos de seus relatórios em entrevista a jornalistas e disse que a reforma que propõe consistirá em uma Proposta de Emenda à Constituição e um projeto de lei.

A PEC prevê o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais, a realização de todas as eleições em uma única data, a alteração da data de posse de presidentes, prefeitos e governadores, e a facilitação da participação popular na proposição de projetos de lei e emendas constitucionais.

Pela proposta de coincidência de eleições, os prefeitos eleitos em 2016 teriam mandato de seis anos e a data única para os pleitos teria início em 2022. Já as datas de posse passariam a seguir a seguinte regra: prefeitos assumiriam o cargo no dia 5 de janeiro, governadores no dia 10 do mesmo mês, e o presidente da República em 15 de janeiro.

O objetivo principal é acabar com a atual regra de posse presidencial no dia 1ª de janeiro. ?Esse é o único ponto de consenso. Todos passarão a ter Ano Novo?, afirmou Fontana. Com relação à participação da população na elaboração de leis, a PEC reduz a quantidade de assinaturas exigidas para a tramitação de projetos de autoria popular.

O número mínimo de subscrições para a apresentação de projeto de lei passa de 1,2 milhão para 500 mil. A proposta também autoriza que populares apresentam Propostas de Emenda à Constituição (PEC) com número mínimo de 1,5 milhão de assinaturas. Atualmente não há previsão de PEC de autoria popular.

Já o projeto de lei que também faz parte da reforma política proposta por Fontana prevê o financiamento exclusivamente público das campanhas eleitorais e a possibilidade de o eleitor votar ou no candidato ou no partido. O financiamento público de campanha seria realizado por meio de um fundo criado para esse fim, que receberá aportes de recursos da União, admitindo também contribuições de pessoas físicas e jurídicas, desde que depositadas diretamente na conta do fundo.

De acordo com o texto, será vedada a contribuição direta a partidos e candidatos e também a utilização de recursos dos próprios candidatos. O candidato que descumprir a regra cometerá crime eleitoral e pode ficar inelegível. O montante que deverá abastecer o fundo será proposto pela Justiça Eleitoral, cabendo ao Congresso a decisão final sobre o valor ao aprovar o orçamento anual.

?O financiamento público é uma arma poderosa contra a corrupção. Não sei se minhas propostas serão aprovadas ou não, mas faço um apelo para votarmos a reforma política na próxima semana?, afirmou Henrique Fontana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES