Relator vota contrário à cassação do senador Sérgio Moro

As acusações contra Moro se baseiam em duas ações movidas pelo PT e pelo PL

Sérgio Moro | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relator do processo que pede a cassação do senador Sergio Moro, do União Brasil, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, votou contrário à cassação do mandato do senador. Após declaração do voto do relator, a sessão foi suspensa e será retomada na quarta-feira (3), aguardando os votos dos outros seis juízes. 

🗳️🔨 O QUE VAI OCORRER: Se o TRE decidir pela cassação de Moro, ele não será imediatamente destituído do cargo, pois sua defesa pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a cassação seja confirmada pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para escolha de novo senador.

O QUE ACONTECEU: As acusações contra Moro se baseiam em duas ações movidas pelo PT e pelo PL, que alegam abuso de poder econômico devido a gastos irregulares durante o período de pré-campanha em 2022.

Em 2021, Moro estava filiado ao Podemos e realizou atos de pré-candidatura à Presidência da República. As acusações afirmam que os concorrentes ao cargo de senador foram prejudicados devido aos "altos investimentos financeiros" realizados antes de Moro deixar o partido e decidir se candidatar ao Senado pelo União.

IMPLICAÇÕES: O desembargador, ao rejeitar a cassação, não considerou os valores apontados como ilegais pelas partes do processo, argumentando que os valores apresentados são divergentes e não é possível afirmar que foram excessivos. Ele também destacou que os próprios partidos não apontaram os gastos de seus candidatos.

O QUE DISSE A DEFESA: A defesa de Moro alegou durante a sessão que não houve irregularidades na pré-campanha e defendeu a manutenção do mandato. O advogado Gustavo Guedes afirmou que Moro não se elegeu no Paraná devido a uma suposta pré-campanha "mais robusta", como acusaram as legendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES