Renan defende voto aberto só para cassar mandato e estuda PEC paralela

A ideia ventilada pelo peemedebista é a de dividir a proposta aprovada ontem na Câmara

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quarta-feira (4) que não há consenso entre os senadores sobre a proposta aprovada pela Câmara ontem (3) que estabelece o voto aberto em todas as decisões do Legislativo. Segundo ele, senadores e deputados só concordam com relação à abertura dos votos em casos de cassação de mandatos.

"A resposta mais concreta que nós podemos dar é votando aqui no Senado Federal o que a Câmara já votou e é consenso, que é a abertura do voto no julgamento de deputado e senador. É essa a resposta concreta que a sociedade cobra e nós podemos dá-la", declarou.

A ideia ventilada pelo peemedebista é a de dividir a proposta aprovada ontem na Câmara no seguinte modelo: aprova-se a parte referente à cassação e o restante (que inclui todas as demais votações secretas dos parlamentares) seria colocado em outro projeto.

"Nós podemos separar, fazer uma PEC paralela e dar concretamente uma resposta, aprovando o voto aberto para julgamento de deputado e de senador. E o restante tramita mais demoradamente", sugeriu.

Para colocar a ideia em prática, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 349/01, aprovada ontem, deverá ser analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na próxima quarta-feira (11). O relator será o senador Sérgio Souza (PMDB-PR). Apenas depois da aprovação na comissão, o texto segue para a apreciação no plenário do Senado.

Para que ao menos a parte relativa ao voto aberto em casos de perda de mandato seja aprovada e entre em vigor, é necessário um texto único aprovado pelos senadores e deputados em plenário em dois turnos nos plenários das duas Casas Legislativas.

Para dar uma reposta rápida à sociedade depois da não cassação de Natan Donadon (sem partido-RO), os deputados aprovaram ontem (3) pela maioria dos presentes (452 dos 513 deputados) a proposta que altera a Constituição Federal e acaba com o sigilo em todas as votações do Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES