Renan: 'PMDB agiu de forma precipitada ao abandonar governo'

Renan disse que radicalização de posições não é boa para democracia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira que o PMDB agiu de forma “precipitada” e “não foi inteligente” ao realizar a reunião do diretório nacional na última terça-feira e aprovar o desembarque do governo Dilma Rousseff.

Renan adotou abertamente um tom crítico à decisão da cúpula do partido e lembrou que havia um acordo feito com o vice-presidente Michel Temer. O PMDB do Senado, em sua maioria, era contra a antecipação da reunião do diretório, que inicialmente seria dia 12 de abril.

– Essa reunião do PMDB, sem dúvida, foi uma reunião precipitada. O que significa em outras palavras, em bom português: não foi um bom movimento, um movimento inteligente. Independentemente do que vai haver com relação aos ministros (se deixarão o governo ou não), acho que foi um movimento pouco calculado, (pouco) inteligente. É evidente que isso precipitou reações em todas as órbitas: no PMDB, no governo, nos partidos da sustentação, nos partidos da oposição – disse Renan.

Renan disse que havia um acordo para que na convenção nacional do PMDB, realizada em 12 de março, se elegeria uma chapa de consenso, encabeçada por Michel Temer, e apenas isso. Mas, ao final do encontro, foi aprovada a moção dando prazo de 30 dias para os peemedebistas deixarem cargos. A ideia era voltar ao assunto no dia 12 de abril, mas aliados de Temer e pró-impeachment anteciparam o encontro para terça-feira (29).

Nos bastidores, Renan e outros senadores se sentiram traídos.

– Havia um acordo na convenção partidária que elegeu a chapa única que as moções seriam apreciadas apenas pelo diretório e não naquela convenção. Mas a convenção surpreendeu a muitos votando a moção e como consequência de votação da moção realizou a reunião do Diretório Nacional para definir com relação ao afastamento do governo – disse ele.

Em mais uma crítica à cúpula, Renan disse que a radicalização de posições não é boa para a democracia.

– Na medida em que você permite a radicalização das posições, você deixa de defender o interesse nacional e, quando você abre os olhos apenas para a disputa de poder e fecha os olhos para a defesa de valores como a democracia, a liberdade, a governabilidade, você, sem dúvida, inverte os papéis – disse ele.

Mas o presidente do Senado disse que, em qualquer governo, o PMDB será sempre um partido da base.

– Não acredito que o PMDB, seja qual for o cenário, vá liderar uma corrente de oposição no Parlamento. A maioria parlamentar está tão difícil e será mais difícil se dela se ausentar o PMDB – disse Renan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES