Representante do X no Brasil renuncia ao cargo após ataques de Musk a Moraes

Gualda assumiu suas funções em agosto de 2023 como procurador e administrador da empresa no país, já tendo ocupado o cargo de diretor jurídico anteriormente.

Diego de Lima Gualda era epresentante e administrador responsável pelo X (antigo Twitter) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diego de Lima Gualda, o representante e administrador responsável pelo X (antigo Twitter) no Brasil, renunciou ao seu cargo, conforme consta em documento da Junta Comercial de São Paulo. Com informações do Uol.

O QUE ACONTECEU: A carta de renúncia foi protocolada em 8 de abril, dois dias após Elon Musk, proprietário da empresa, ameaçar desrespeitar ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) e criticar o ministro Alexandre de Moraes. 

Gualda assumiu suas funções em agosto de 2023 como procurador e administrador da empresa no país, já tendo ocupado o cargo de diretor jurídico anteriormente. De acordo com seu perfil no LinkedIn, sua atuação na empresa terminou em abril de 2024. Até o momento, não há registros de um novo nome ocupando sua posição na Junta Comercial. A equipe da reportagem está tentando entrar em contato com o advogado.

CONTEXTO DO CONFRONTO: No sábado, 6 de abril, Musk usou sua rede social para acusar Moraes de violar a Constituição brasileira e de promover a censura através de decisões judiciais. No dia seguinte, Musk continuou seus ataques contra Moraes, sugerindo que o ministro deveria renunciar ao cargo ou enfrentar um processo de impeachment.

Elon Musk fez uma série de ataques contra Moraes (Foto: Reprodução)

Como resposta, o ministro incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais, alegando que ele estava instrumentalizando o X de forma dolosa. Em 8 de abril, o empresário repetiu suas críticas, chamando Moraes de "ditador" e sugerindo que ele mantinha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob controle. 

Lula rebateu as críticas de Musk, indiretamente, em dois eventos do governo federal. Em 9 de abril, sem mencionar o nome do empresário, insinuou que "até bilionários tentam lançar foguetes", sugerindo que deveriam usar sua riqueza para preservar o meio ambiente. Em 10 de abril, o ex-presidente chamou o bilionário de "empresário americano que nunca plantou uma grama de capim no Brasil", novamente sem mencionar seu nome.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES