Reunião de Haddad e líderes é cancelada após falas de Lira sobre orçamento

Na segunda, presidente da Câmara disse que Orçamento não é só do Executivo e cobrou respeito às emendas.

Reunião de Haddad e líderes é cancelada após falas de Lira sobre orçamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O embate aberto entre os poderes Legislativo e Executivo em relação ao controle do orçamento federal, intensificado por discursos proferidos nesta segunda-feira (5), resultou no cancelamento de uma reunião agendada entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e líderes partidários da Câmara dos Deputados para esta terça-feira (6).

Originalmente programada para as 16h30, a reunião foi retirada da agenda de Haddad no final da manhã, sendo oficialmente marcada como "cancelada". Entretanto, uma reunião similar entre o ministro Haddad e líderes do Senado permanecia agendada.

Segundo líderes, também pesou contra o encontro a falta de um convite para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Na segunda, ao discursar na abertura do ano legislativo, Arthur Lira enviou recados ao governo ao dizer que o Orçamento é de todos os brasileiros, não só do Executivo, e não pode ficar engessado por "burocracia técnica" e por quem não foi eleito.

O presidente da Câmara também disse que os parlamentares "não foram eleitos para serem carimbadores" das propostas do Executivo e que o Orçamento da União deve ser construído em contribuição com o Legislativo.

A crítica se dá em meio a um embate entre Executivo e Congresso em relação às emendas parlamentares.

O governo federal vetou, tanto na Lei de Diretrizes Orçamentárias quanto no Orçamento, trechos aprovados por parlamentares que ampliariam os recursos destinados pelo Congresso a suas bases eleitorais, além de acelerarem o pagamento por parte do Executivo.

"O Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo. Se assim fosse, a constituição não determinaria a necessária participação do poder Legislativo em sua confecção e final aprovação”, afirmou Lira na segunda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES