Revisão da vida toda, 'uberização', revista íntima e mais: o que o STF decide no mês

Tribunal retoma julgamentos nesta quinta-feira (1º). Corte voltará a ter composição completa com a posse do ministro Flávio Dino, no dia 22 de fevereiro

Revisão da vida toda, 'uberização', revista íntima e mais: o que o STF decide no mês | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início às suas atividades em 2024 com uma cerimônia na tarde desta quinta-feira (1º), na qual estarão presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes do Congresso Nacional.

Esta será a primeira solenidade de abertura do ano presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assumiu o cargo em setembro de 2023. O evento está programado para iniciar às 14h.

O mês também será marcado pela posse do novo ministro do Supremo, Flávio Dino, e pelo julgamento de questões com relevância social, incluindo recursos relacionados à aplicação da decisão sobre a revisão da vida toda, a questão da "uberização", o regime de casamento para pessoas com mais de 70 anos e a validade da revista íntima em presídios.

ABERTURA DO ANO JUDICIÁRIO

O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugura suas atividades do ano com uma solenidade que marca o início das sessões de julgamentos. O evento, uma tradição na Corte, será conduzido pelo presidente Luís Roberto Barroso e contará com a presença do presidente Lula, além de membros das duas Casas do Congresso Nacional.

Está previsto que Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, façam pronunciamentos durante a cerimônia. Após essa formalidade, os ministros realizarão a primeira sessão de julgamentos do ano de 2024. Veja abaixo a lista com os temas que serão discutidos no STF em fevereiro:

  • Casamento de pessoas com mais de 70 anos
  • Recursos à decisão sobre a revisão da vida toda
  • 'Uberização'
  • Liberdade religiosa
  • Distribuição das sobras eleitorais
  • Pauta ambiental
  • Revista íntima nos presídios
  • Poder de investigação do Ministério Público
  • Acesso a celulares como prova de crimes

NOVO MINISTRO

No dia 22 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) receberá um novo ministro, Flávio Dino, cuja nomeação foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2023. Dino se tornará o 172º ministro em 132 anos de história do Tribunal, ocupando a cadeira deixada vaga pela aposentadoria da ministra Rosa Weber. Após sua posse, Flávio Dino estará apto a participar dos julgamentos nos quais a ministra não tiver emitido seu voto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES