Ricardo Lewandowski aceita convite e será o novo ministro da Justiça

. A saída de Flávio Dino também levanta questões sobre o destino do atual secretário executivo da pasta, Ricardo Cappelli.

Ricardo Lewandowski | Wilson Dias/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública, substituindo Flávio Dino, que, por sua vez, ocupará uma cadeira no Supremo Tribunal Federal em fevereiro. A nomeação deve ser oficializada após uma audiência marcada para as 11 horas desta quinta-feira, 11, no Palácio do Planalto.

Durante uma reunião no Palácio da Alvorada, realizada nesta quarta-feira, 10, Lula e os dois protagonistas discutiram a transição. Com a mudança, espera-se uma atuação mais discreta do Ministério da Justiça sob a liderança de Lewandowski, ao contrário do perfil confrontador de Flávio Dino, conhecido por seus embates com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar de cogitar a recriação do Ministério da Segurança, uma promessa de campanha, Lula optou por não seguir adiante com a ideia. A separação seria complexa, envolvendo estruturas como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, que teriam que sair da alçada da Justiça. Além disso, Lula avaliou que isso transferiria todo o ônus da segurança pública para o Executivo federal, enquanto a Constituição atribui essa responsabilidade aos governadores.

O nome mais cotado para ocupar a secretaria-executiva do Ministério da Justiça é o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto. Lewandowski inicialmente havia sugerido Almeida Neto para sua vaga no Supremo em 2023, mas Lula optou por Cristiano Zanin na época.

A amizade entre Lewandowski e Lula remonta à década de 70, quando o magistrado conheceu o presidente durante os anos em que Lula era sindicalista em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Lewandowski presidiu a sessão do impeachment de Dilma Rousseff em maio de 2016, demonstrando uma relação de colaboração.

O novo Ministro da Justiça tem mantido conversas com Lula ao longo da semana para discutir suas expectativas para o cargo, mas ainda não definiu o segundo escalão. A saída de Flávio Dino também levanta questões sobre o destino do atual secretário executivo da pasta, Ricardo Cappelli. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, permanecerá em seu cargo, enquanto o atual secretário nacional de Segurança, Tadeu Alencar (PSB), indicado por Dino, deixará o posto. Dino, por sua vez, se desfiliará do PSB para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo.

Alguns secretários ligados ao PSB e PT ainda não têm confirmação sobre sua permanência no governo. Dino, antes de oficializar a transição, se despediu dos servidores do ministério, que o desejaram boa sorte em sua nova jornada no Supremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES