Rodrigo Pacheco aciona Augusto Aras contra 38 invasores do Congresso

Pacheco sugeriu ao PGR a adoção de medidas cautelares contra os invasores presos e já identificados.

Rodrigo Pacheco aciona Augusto Aras contra 38 invasores do Congresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

THAÍSA OLIVEIRA BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entregou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, nesta sexta (13) representações criminais contra os vândalos que invadiram o prédio e foram presos em flagrante no domingo (8).

Pacheco sugeriu ao PGR a adoção de medidas cautelares contra os invasores presos e já identificados. Os documentos estão sob sigilo, mas o presidente sinalizou que é preciso bloquear bens para custear o reparo dos danos. Só no Senado, o prejuízo é estimado em R$ 4 milhões.

"Algo que me toca é a reparação do dano civil em função dos danos causados ao Senado Federal. Nós fizemos um levantamento, ainda preliminar, do custo disso. É um dano milionário, de quebra de vidros a portas, tapetes, obras de arte. São danos muito concretos e de grande magnitude", afirmou a Aras.

Rodrigo Pacheco aciona Augusto Aras contra 38 invasores do Congresso (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)"Naturalmente, embora a instância própria seja o juízo cível em uma ação de reparação de danos da Advocacia-Geral da União juntamente com a Advocacia do Senado, no âmbito penal, as medidas cautelares como o bloqueio de ativos, sequestro [de bens], aquilo que couber, é importante também para nós garantirmos essa reparação do dano", completou.

Pacheco afirmou que não é justo que a sociedade brasileira "pague pelos danos causados por uma minoria extremista que pretendeu fazer um golpe no país". O presidente do Congresso também pediu a Aras "máximo empenho" do MPF (Ministério Público Federal).

Um total de 44 pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Legislativa -39 delas por policiais da Câmara dos Deputados e 5 por policiais do Senado. Boa parte do grupo estava no plenário do Senado quando recebeu voz de prisão. O grupo estava com machadinhas, facões, porretes e estilingues com esferas de aço. Os invasores também usaram mangueiras de incêndio para minimizar o efeito das bombas de gás lacrimogêneo jogadas pela polícia.

Pacheco visitou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta (12) e se reuniu com os ministros Rosa Weber, presidente da corte, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. O prédio do STF foi o mais destruído dos três.

"No encontro, manifestei minha solidariedade em razão da invasão e dos ataques sofridos pelo Supremo, no último domingo, por uma minoria de extremistas. Dos ministros, ouvi relatos do planejamento da reparação dos danos ao edifício-sede, severamente vandalizado", afirmou Pacheco pelas redes sociais.

Na terça (10), o presidente do Congresso caminhou pelo prédio para verificar os estragos. Ele disse que houve um crime e pediu punição individual aos envolvidos. "Esses acontecimentos são crimes. E, como crimes, devem ser tratados como tais. Não são excessos de manifestação democrática", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES