Rodrigo Pacheco quer tratar sobre desoneração da folha para os municípios

Pacheco informou que as conversas com o governo estão em andamento

Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a recente deliberação entre o governo e o Congresso para discutir a reoneração gradual da folha de pagamento em 17 setores da economia por meio de um projeto de lei, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou que persiste um impasse em relação à desoneração da folha para os municípios. Durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (28), Pacheco informou que as conversas com o governo estão em andamento, com a expectativa de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assim que ele retornar a Brasília. Um dos objetivos é estender a solução também às folhas de pagamento das prefeituras.

Como acontecerá?

Pacheco destacou que, apesar de reconhecer e elogiar a intenção do governo federal em relação aos 17 setores, essa solução é parcial, uma vez que não equipara a situação das desonerações das folhas de pagamento dos municípios, que requerem uma abordagem legislativa similar. 

Ele disse que embora reconheça a intenção do governo federal com relação aos 17 setores, é uma solução parcial, porque não equipara aquilo que está na mesma condição política e jurídica, que é a desoneração da folha dos municípios e que precisa ser feita por projeto de lei.

A solução mencionada por Pacheco refere-se à publicação da MP 1.208/2024, que revoga a reoneração da folha de pagamento dos 17 setores. No entanto, o impasse persiste em relação à desoneração das folhas de pagamento dos municípios, que não foi abordada pela nova MP. O presidente do Senado enfatizou a necessidade de uma solução que abranja também as prefeituras, afirmando que "a solução ideal é efetivamente o encaminhamento da revogação da medida provisória [1202] na parte que trata de desoneração da folha como um todo."

Prefeitos em situação difícil

Além disso, foi ressaltado que a emenda que possibilitou a desoneração das folhas de pagamento dos municípios, durante a análise do tema no Congresso, foi mencionada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). Ele expressou tristeza com a situação para os prefeitos de todo o Brasil, argumentando que é injusto desonerar a folha para alguns setores da economia sem estender esse benefício às prefeituras, muitas das quais enfrentam sérias dificuldades financeiras.

"O governo resolveu manter a desoneração da folha dos 17 segmentos, mas deixou os municípios de fora. Ou seja, a partir de 1º de abril, as prefeituras que foram agraciadas com aquela emenda de minha autoria, reduzindo a previdência de 20% [sobre a folha de salários] para 8%, vão voltar a ser oneradas. Infelizmente, é uma medida que o governo fez. Mas vamos continuar lutando para manter esse projeto vivo, para que você prefeito possa ter o seu município desonerado", afirmou o Coronel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES