Saiba como deve ser pós-cirúrgico de Lula depois de operação no quadril

Lula fará uma artroplastia do quadril na próxima sexta-feira (29/9). Segundo o Planalto, ele deve ficar 3 semanas despachando do Alvorada

Saiba como deve ser pós-cirúrgico de Lula depois de operação no quadril | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira, dia 29 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agendado para passar por uma cirurgia visando tratar uma artrose na região do quadril. Esse problema tem sido fonte de intensas dores para o mandatário. O procedimento, considerado relativamente simples, requer cuidados pós-operatórios e, comumente, sessões de fisioterapia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido à artroplastia total do quadril, especificamente no lado direito, utilizando anestesia geral. Essa operação envolve a substituição da articulação afetada por uma prótese. O procedimento será conduzido no Hospital Sírio-Libanês, localizado em Brasília.

Lula enfrenta um quadro de artrose há vários anos, uma condição marcada pelo desgaste das articulações do fêmur e da bacia. Esse desgaste resulta na deterioração das cartilagens que revestem a região, levando o paciente a experimentar dor e restrição de movimentos.

Entenda a cirurgia

Lula fará uma artroplastia do quadril, uma cirurgia onde há substituição da articulação lesionada por uma prótese. A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.

Recuperação após a operação

Nos casos de pós-operatório como o do presidente, o paciente costuma precisar de muletas ou um andador. O operado também precisa de acompanhamento fisioterapêutico com exercícios específicos, a serem repetidos de hora em hora para que os movimentos do quadril sejam retomados.

Durante o programa semanal Conversa com o Presidente, nesta quarta (26/9), Lula disse estar otimista com o resultado da operação. “Vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sido operado”, prometeu o mandatário.

A recuperação, no entanto, variam conforme a gravidade do caso e o andamento do procedimento cirúrgico. Não é possível precisar, até o momento, os detalhes de como será o período de convalescença no quadro do presidente.

Segundo o Planalto, Lula deve ficar cerca de cinco dias no hospital e, após receber alta, passará a despachar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, por pelo menos três semanas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES