Saiba quais são as 3 questões do Enem questionadas pela bancada do agro

Frente Parlamentar da Agropecuária, integrada por parlamentares ruralistas, diz que questões “são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica”.

Saiba quais são as 3 questões do Enem questionadas pela bancada do Agro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiu um comunicado solicitando esclarecimentos ao governo federal acerca de três questões referentes ao primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu no domingo, dia 5.

No documento, a FPA pede a anulação das questões 89, 70 e 71 (números de referência da prova branca), pois, na avaliação da entidade, as perguntas "são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica" e permitem "que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista".

  • A questão 89 abordou fatores negativos do agronegócio no Cerrado, mencionando, por exemplo, a "superexploração dos trabalhadores" e as "chuvas de veneno" (uma referência ao uso de agrotóxicos).
  • Já a questão 71 trata da nova corrida espacial financiada por bilionários, discutindo as perspectivas que ela aponta.
  • A questão 70 tem como mote o avanço da cultura da soja e o desmatamento na Amazônia.

A FPA argumenta que as questões em questão apresentam um "viés ideológico" e foram formuladas sem a devida base científica ou acadêmica. No comunicado, o grupo de parlamentares vinculado ao agronegócio solicita a anulação das três questões e anuncia sua intenção de apresentar um requerimento para convocar o Ministro da Educação, Camilo Santana, a participar de audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado, com o intuito de discutir o assunto em maior profundidade.

A bancada do agronegócio diz ainda que pedirá informações ao Ministério da Educação "sobre a banca organizadora do Enem 2023 e referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame".

"A anulação das questões é indiscutível, de acordo com literaturas científicas sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, em respeito à academia científica brasileira", diz a nota.

Para a FPA, houve "negacionismo científico" contra um setor que confere "segurança alimentar ao Brasil e ao mundo". "O setor agropecuário representa toda a diversidade da agricultura: pequenos, médios e grandes. Somos um só e não aceitaremos a divisão para estimular conflitos agrários”, diz o documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES