Salários de servidores públicos estarão disponíveis na internet

Até então, estes dados eram mantidos em sigilo por determinação jurídica

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o fim de junho, por determinação da Lei de Acesso a Informação, estarão disponíveis os salários e carga horária dos servidores das três esferas do poder público (judiciário, executivo e legislativo) no site www.portaltransparencia.pi.gov.br. Até então, estes dados eram mantidos em sigilo por determinação jurídica.

Alguns estados tentaram evitar que esta lei fosse sancionada, mas não conseguiram. Agora, quem não cumpri-la sofrerá uma ação de improbidade administrativa, e poderá ser afastado do cargo público.

Denúncias do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), de que alguns professores estariam de licença do Estado enquanto trabalhavam em outras instituições e recebiam os salários, foram decisivas para que a Secretaria de Administração tomasse esta atitude. Foi feito então um cruzamento de dados entre a Controladoria-Geral da União, o TCE (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) e o TCU (Tribunal de Contas da União) para verificar o cumprimento da jornada de trabalho dos servidores. As maiores concentrações de faltas e casos como esses foram encontrados em profissionais da área de saúde e vinculados ao magistério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES