Salvador: Ibope indica vitória de ACM Neto com 55% dos votos

O democrata tem 55% dos votos válidos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Bahia, sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de Salvador (BA) indica a liderança do candidato do DEM, ACM Neto. O democrata tem 55% dos votos válidos, enquanto o adversário, o petista Nelson Pelegrino, obteve 45%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição.

Sobre os números de intenção de voto, ACM Neto alcançou 48% e Pelegrino 40%. Brancos e nulos ficaram com 9% e não sabe ou não respondeu somou 3%. Essa é a segunda pesquisa Ibope relativa ao segundo turno.

O Datafolha ouviu 1.001 eleitores entre quinta-feira e hoje. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número BA-00547/2012.

Empate técnico na Babesp

Em divergência ao resultado da Ibope, o instituto Bahia, Pesquisa e Estatística (Babesp) coloca o petista Nelson Pelegrino na liderança da disputa, com vantagem de 1,4% sobre o adversário ACM Neto. Pelegrino terminaria a disputa com 43% dos votos, e Neto com 41,6%. Contrariando as previsões sobre abestenção, brancos e nulos seriam apenas 9,8%. Mais de 5% dos entrevistados disseram continuar indecisos.

Pelo método utilizado pela Babesp, que pertence ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo (PTB), a margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos, o que, na prática, indicaria empate técnico. A pesquisa ouviu mil eleitores neste sábado e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00546/2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES