Saúde do Piauí começa a distribuir vacinas para imunização de adolescentes

As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.

Florentino Neto | Divulgação Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário Florentino Neto anunciou o início da distribuição aos municípios das vacinas para imunizar jovens de 12 a 17 anos, nesta quarta-feira, 15. As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.

Os imunizantes começam a ser enviados, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta quinta-feira (16), começando por Teresina e na sexta-feira (16) seguirão para as demais regionais de saúde. O calendário para vacina deste público ficará a cargo de cada município.

Em nota técnica, o Ministério da Saúde estabeleceu a inclusão de crianças e adolescentes (12 a 17 anos) com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade na vacinação contra a Covid-19.

Secretário Florentino anuncia distribuição de vacina para adolescentes (Divulgação)

Piauí pretende vacinar 543.299 adolescentes

O documento estabelece como prioridades, para a vacinação deste grupo, deficiências permanentes, seguida por comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e por fim a população de 12 a 17 anos sem comorbidades. “As comorbidades incluídas, bem como as orientações referentes à comprovação das condições prioritárias serão as mesmas já descritas no PNO, para as etapas anteriores de vacinação”, pontua Florentino Neto.

O Piauí pretende vacinar 543.299 adolescentes, público estimado através de dados do Datasus. Nesta primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades. 

“Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmo possam avançar nesta faixa etária”, lembra o secretário da Saúde.

No Piauí, 51 cidades já iniciaram a imunização dos adolescentes, totalizando 8.651 vacinados com a primeira dose, segundo os números do Vacinômetro da Sesapi. “De acordo com o PNO, as cidades que finalizarem a vacinação, em primeira dose, de sua população de 18 a 59 anos, poderiam iniciar a imunização do público de 12 a 17 anos e foi isso que muitas cidades piauienses fizeram. Agora, com essas doses que estamos encaminhando os demais municípios poderão iniciar a imunização deste público”, destaca o secretário.

Junto com as vacinas para os adolescentes, a Coordenação de Imunização da Sesapi, também vai entregar as 85.410 doses de Pfizer-BioNTech, recebidas na última segunda-feira (13), e que são destinadas à população de 18 a 59 anos.

Doses de reforço

O Piauí espera, ainda para esta semana, um novo carregamento de doses de vacinas acompanhado para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose. Em nota técnica, o Ministério da Saúde informou que estará encaminhando as doses da Pfzier para este reforço de idosos a partir de 70 anos, que foram vacinados com a CoronaVac.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES