Exclusivo “Se eu for escolhido, Franzé estará comigo”, diz Fábio Novo sobre disputa no PT

Novo falou sobre a relação com a oposição, decisão interna do PT e sua disputa com o presidente da casa, deputado Franzé Silva.

"Se eu for escolhido, Franzé estará comigo", diz Fábio sobre disputa no PT | Foto: Jéssica/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual e pré-candidato do PT a Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira (07) no quadro Jogo do Poder, do jornal Agora da Rede Meio Norte. Líder da base do governador Rafael Fonteles na Alepi, Novo falou sobre a relação com a oposição, decisão interna do PT e sua disputa com o presidente da casa, deputado Franzé Silva.

Sobre a conquista dos votos dos parlamentares de oposição ao governador Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa, Fábio Novo destacou que sempre buscou construir e manter uma boa relação com os deputados, desde o período em que era secretário de Cultura.

"Acho que a gente fez o dever de casa. A politica tem como princípio o diálogo. Gastamos muito tempo para mostrar que o arcabouço necessário para Rafael precisava ser aprovado para a gestão do governador. É um novo governo, conseguimos dialogar com a oposição ao ponto de ter votos favoráveis em várias matérias. Temos uma relação muito respeitosa, muitos deles já me conhecem do período que fui secretário. Quando chegam os projetos, de forma transparente, a gente coloca na mesa. Nesse primeiro semestre, tivemos todas as matérias do governo aprovada por unanimidade."

Aprovação recorde do governo

Fábio Novo comentou sobre as recentes pesquisas que apontam para uma aprovação recorde do governo Rafael Fonteles na capital e em todo o Piauí. "Eu achava que teriamos a aprovação, mas imaginei que seria menor. Que bom que estamos sendo surpreendidos de forma positiva. Nós estamos tendo a capacidade de dar velocidade. Hoje nós conseguimos receber uma proposta, passar pelas comissões da Alepi e mandar aprovada e logo em seguida ela é sancionada. É esse tipo de governo que a gente quer, que dê a reposta rápida para a sociedade".

Adesão do Secretário Samuel Nascimento 

"Estamos em um processo de acumular forças dentro do partido, para conquista a maioria dentro do partido e em outras forças como lideranças comunitárias, foram centenas que já declararam esse apoio. Eu vejo um ambiente muito favorável, bem diferente de 2020 qundo a gente tinha um antipetismo muito forte. Tem um sentimento diferente, de renovação, que ficou caracterizado com a eleição do governador Rafael Fonteles.  Temos pela primeira vez a oportunidade ter um time. Alinhamento entre Rafael, Wellington Dias e o governo Lula. Um momento ímpar", disse

Próximo prefeito de Teresina

"O próximo gestor de Teresina vai precisar ser alguem com perfil que precisa dialogar com quem pensa diferente. Essa caracteristica, modéstia a parte, eu tenho. Tá provado com o exercício da liderança do governo na Alepi. Hoje Teresina tá vivendo de uma liminar, por conta de uma perda de população, que afeta a questão de fundo de participação dos municípios. Teresina perde arrecadação de ICMS para o interior. Precisamos de quem tenha um perfil que tenha a capacidade de transitar com essas diferenças e tenha influência no governo estadual e federal. Esse perfil vai se fazer muito necessário. Temos uma gestão que não é boa para a cidade em todos os aspectos.

Disputa interna no PT

Eu vejo que essa disputa interna do PT ela caminha, tive uma conversa muito boa com o presidente municipal do PT, Magalhães. Quem não conhece o PT pensa que vamos brigar muito e ao final vai sair muito espatifado. Não vai. Em 2020 também tivemos uma disputa interna e ao final saímos unificados. Mas aquele momento era horrível para o PT. Ali foi para marcar posição. Agora não. Não tenho diferenças com o presidente Franzé. Se ele for escolhido, eu estarei com ele. Se eu for escolhido, ele estará comigo. Agora, eu tô trabalhando para ser o escolhido e vou trabalhar até o fim. Não podemos voltar ao passado que já tinha muitas dificuldades e não conseguia resolver as demandas que a cidade apresentava.

Apoios do MDB

Temos que respeitar as siglas. O MDB é um partido muito importante. Ele é um dos tripés da nossa base de governo. Tem o vice-governador do estado, uma bancada de 9 deputados. É um partido que precisa ser ouvido nessa definição em Teresina. Eu acredito, pelo que venho estudando, que o ideal é que a base esteja unificada o máximo possível, para que a gente possa ter uma candidatura competitiva e a cidade possa ter uma proposta de segurança. Teresina quer alguém jovem, mas que não seja uma aventura. Que já tenha sido testado e aprovado. E aí eu acho que encaixa o perfil do deputado Fábio Novo. 

Decisão do PT

O parlamentar destacou ainda que acredita não ser necessária uma votação interna dentro do diretório municipal para a escolha do nome do partido. "Eu sempre trabalhei dentro do PT para que a gente tivesse o entendimento. Em 2020, nós não fomos pro voto, nós conseguimos construir o entendimento. Vou continuar trabalhando até agosto para que a gente continue acumulando forças. Mais apoios dentro do PT e externamente também. A gente precisa definir no PT e depois levar pra federação. Temos que ouvir o PCdoB e  PV. E logo depois conversar com os partidos que fazem parte da base do governo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES