Se for eleito prefeito de Teresina, Fábio Novo diz que saúde será prioridade

Outras prioridades, ele elencou, serão a melhoria do transporte público, digitalização dos serviços e desburocratização nos processos de licenciamento de empresas.

Se for eleito prefeito de Teresina, Fábio Novo diz que saúde será prioridade | Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-deputado estadual Fábio Novo afirmou nesta terça-feira (09), em entrevista para o Piauí, Bom dia que sua primeira prioridade, caso seja eleito prefeito de Teresina, será sanar os problemas na saúde pública da capital. Outras prioridades, ele elencou, serão a melhoria do transporte público, digitalização dos serviços e desburocratização nos processos de licenciamento de empresas.

O QUE ACONTECEU: Ao responder as perguntas do apresentador do jornalista Ieldyson Vasconcelos, Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina, disse que é urgente abordar a crise na saúde pública da cidade. 

No mês passado, a 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Ministério Público do Piauí (MPPI), fez uma audiência pública para discutir a crise da saúde de Teresina, que é de responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes citou que a má gestão de recursos financeiros foi responsável por instaurar essa crise. 

"Na Unidade Básica de saúde, hoje não tem mais o remédio de pressão ou remédio de diabetes. Tudo isso gera mais riscos à saúde das pessoas e gera um custo muito maior para o sistema público de saúde. Só para você ter uma ideia, hoje nós temos aproximadamente 100 mil teresinense que estão na fila aguardando uma consulta", falou o ex-deputado.

IMPLEMENTAÇÃO DO SAÚDE DIGITAL: O pré-candidato propôs a implementação do programa Saúde Digital, já em vigor em 222 municípios piauienses, como uma solução para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde por meio de teleconsultas e telediagnósticos. "Essa experiência da saúde digital, associando as forças do município e do Estado juntos em Piripiri, ajudou a zerar essa fila. É um case, é um case. Então isso precisa ser replicado para cá", argumentou.

Além das questões de saúde, Novo enfatizou a necessidade de modernizar a gestão municipal,  o que pode tornar os serviços mais eficientes e digitalizados. Ele criticou ainda a burocracia nos processos de licenciamento de empresas em Teresina. 

"Automaticamente, no computador da sua casa, você abre o seu empreendimento e você esbarra nas taxas de licenças de Teresina. Aqui em Fortaleza, ao lado, são três meses para você ter um alvará de construção. Em Teresina, você espera um ano e meio", relatou.

Ao lado de seu vice, o médico e ex-diretor do Hospital Universitário de Teresina, Paulo Márcio, Fábio Novo disse que quer  enfrentar os desafios da saúde e da gestão municipal, buscando soluções inovadoras e eficazes para os problemas de Teresina. "Para isso, a gente vai fazer um trabalho conjunto entre os governos federal, estadual e municipal para garantir o progresso e o bem-estar da população da capital piauiense!, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES