Seca já atinge 192 municípios e cerca de 1 milhão de piauienses

Piauí alcançou neste mês de agosto um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios, 192 decretaram situação de emergência

Avalie a matéria:
Wilson | Governador mostra preocupação com seca no Piauí | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí alcançou neste mês de agosto um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios do Estado, 192 decretaram situação de emergência, dos quais 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal.

O governador Wilson Martins afirmou que esta é uma das piores secas da história e demonstra preocupação com o problema. ?Estamos enfrentando uma das mais difíceis batalhas de todos os tempos. Elaboramos e estamos colocando em pratica vários projetos para amenizar a vida do nosso sertanejo e com planejamento acabar com o problema da falta d?água em todo o Estado?, disse. A estiagem e os efeitos dela já atingiram um milhão de piauienses.

Desde o primeiro semestre, uma equipe coordenada pelo governador desenvolve um conjunto de ações para combater os problemas da estiagem. São serviços emergenciais e de médio-longo prazo que têm como finalidade diminuir o impacto da seca. Entre os projetos em destaque está o da construção de mais de 10 mil cisternas na região do semiárido piauiense. Segundo o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), responsável pelo projeto, serão construídas 3,8 mil cisternas com capacidade para 52 mil litros e 7 mil com capacidade para 16 mil litros.

Segundo o diretor geral do Emater, Romualdo Militão, serão 7.000 cisternas caseiras e 3.800 cisternas de produção. A construção das cisternas deve começar com a assinatura do termo de serviço. ?Estamos esperando apenas a oficialização, já temos todo o esquema montado e as cisternas começarão a ser construídas ainda neste mês de agosto?, conta.

O Governo do Estado ainda tenta a liberação de R$ 5 milhões para a perfuração de poços no semiárido. O governador Wilson Martins apresentou o pleito ao Ministério da Integração Nacional. Com a liberação do recurso, a estimativa é que sejam perfurados 125 poços para atender à população das cidades mais afetadas com a escassez de água.

O Ministro Fernando Bezerra se mostrou favorável a um acordo. ?É possível alocar o valor solicitado através de recursos emergenciais disponibilizados pelo Governo Federal no programa de enfrentamento da estiagem no Nordeste?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES