Secretaria de Planejamento lança Plano Piauí 2030 nesta terça-feira (13)

O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Piauí até o ano de 2030

Secretaria de Planejamento lança Plano Piauí 2030 nesta terça-feira (13) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), lança, nesta terça-feira (13), às 8h30, no Salão Branco do Palácio de Karnak, o Plano Piauí 2030, que é o primeiro do Brasil alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O plano envolve não apenas o poder público, mas todos os seguimentos da sociedade, setor privado, movimentos sociais e cada cidadão que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações enfrentando os desafios para promoção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

A Seplan coordenou a elaboração do Piauí 2030, realizando escutas junto aos órgãos de governo, organizações representativas do setor empresarial, gestores municipais e organizações da sociedade civil nos Territórios de Desenvolvimento a fim de construir, de forma participativa, uma estratégia de desenvolvimento para o estado.

Secretaria de Planejamento lança Plano Piauí 2030 nesta terça-feira (13) - Foto: Ascom

O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Piauí até o ano de 2030, sendo: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.

Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, os eixos se desdobram nos programas e projetos prioritários para que o Piauí possa alcançar patamares de desenvolvimento que representem melhor qualidade de vida para todos os piauienses. “Eles incluem, também, um conjunto de indicadores de impacto e resultado para monitorar o andamento dos programas, possibilitando à sociedade maior governança sobre a avaliação das ações implementadas”, explicou a gestora.

O Plano Piauí 2030 inova ao trazer uma visão de futuro mais clara e objetiva que norteará os próximos dois ciclos de Plano Plurianual (PPA), com a meta de atingir o IDH alto (0,800) em 2030. “É um plano enxuto, bastante objetivo, com propostas bem claras, construídas com a participação da sociedade civil e órgãos estaduais, a partir de entrevistas, reuniões e plenárias com os territórios de desenvolvimento. Além disso, contempla todas as cadeias produtivas do estado”, acrescenta a secretária.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são um compromisso global para construção de uma sociedade mais justa, segura e sem pobreza, com objetivos centrais de proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas em todos os lugares do planeta. São compostos por 17 objetivos integrados e 169 metas que, até o ano de 2030, visam a implantação de uma agenda para desenvolvimento sustentável em nível global, assinada por 193 países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES