Secretaria simplifica entrega de licença à microempreendedor no PI

A medida visa contribuir para a inclusão produtiva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a portaria publicada no último final de semana pelo secretário de Saúde, Francisco Costa (PT), o Governo autorizou empreendimentos dos tipos familiar rural, econômico solidário e o microempreendedor individual a abrirem suas empresas com licença prévia.

A medida visará a simplificação, excluindo a necessidade da inspeção inicial, o que não significa dizer, que tal processo não pode ser realizado durante o prazo estabelecido para tal licença, ou seja, até um ano.

Essa questão será debatida durante dois eventos da área durante a semana, o primeiro inicia nesta segunda (6) e se refere ao III Encontro Piauiense de Vigilância em Saúde; e o último será realizado na terça (7), neste caso, a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador.

"Os empreendimentos que serão beneficiados são aqueles classificados como de baixo risco, mas que serão monitorados, podendo ser vistoriado a qualquer tempo. A medida visa contribuir para a inclusão produtiva com vigilância sanitária, um dos desafios da saúde pública", esclareceu a diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

A medida, porém, não altera os outros trâmites impostos para a obtenção da autorização, como a apresentação obrigatória de documentos e a assinatura do termo de responsabilidade de autoinserção, que condiz com a análise da empresa sob os mais diversos aspectos, abrangendo até mesmo o processo de trabalho demandado. Cabe ressaltar que os empreendimentos abarcados pela medida terão explicitado o termo 'Licença Sanitária emitida de forma simplificada'.

SELO DE QUALIDADE - Além da medida aprovada, Chaves revelou o início do trabalho para a instituição do selo de qualidade para essas empresas, visando a abstração da experiência positiva constatada em ou- tras regiões brasileiras.

"Vamos certificar a qualidade do que se é produzido pelos empreendedores da agricultura familiar, economia solidária e microempreendedor individual, por meio de análise feita ao Lacen(Laboratório Central)", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES