Secretário defende inclusão da Sejus no Fundo de Segurança

A questão ganha o consenso das bancadas, mesmo as oposicionistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Previsto para ser votado no próximo mês, o projeto que estipula a criação do Fundo Estadual de Segurança (FESP) foi defendido pelo secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que reiterou a importância da aprovação da matéria. Em tramitação no Poder Legislativo, a questão ganha o consenso das bancadas, mesmo as oposicionistas. A dúvida contudo continua centrada na destinação dos recursos, já que parte dos deputados defende que o setor da Justiça também seja abarcado pela iniciativa. “Compreendo que para ser segurança tem que cuidar das penitenciárias, pois responde a um ciclo, esperamos contar com o Fundo e o apoio nessa causa”, relatou o gestor.

Tal apoio é majorado pela emenda proposta pelo deputado estadual Dr.Hélio Oliveira (PTC), que concederia 30% das dotações do FESP para o setor, visando o aparelhamento dos presídios e a evolução no sistema como um todo, de modo que a segurança possa ser pensada como um conjunto. “Entendemos que o Fundo Estadual de Segurança Pública também deve abarcar a Secretaria de Justiça, tendo em vista os graves problemas pelos quais passa o sistema penitenciário piauiense”, declarou. A pauta, em parceria com o Fundo de Combate às Drogas, completa a reforma administrativa encaminhada pelo Governo do Estado.

AÇÕES – Atento aos casos de violência que ocorrem nos presídios piauienses, o secretário de Justiça verbalizou sobre as ações tomadas pela pasta na prevenção dos casos, tal como na apuração dos crimes cometidos dentro das unidades. Preocupação que é tida como uma das prioridades do setor. Sobre a morte ocorrida na última terça, 16 de junho, Oliveira foi enfático. “Existem grupos que se formam na rotina e disputam, mas a Polícia está atenta e vamos na busca pelo autor”, indicou. Segundo o gestor, a segurança nas penitenciárias têm sido trabalhada dia após dia. “Estamos investindo em tecnologia, além dos detectores de metal, raio-X”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES