Secretários explicam novo código tributário na Câmara de Teresina

Estiveram presentes os secretários municipais de Finanças e de Governo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi discutido na manhã de ontem, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina (CMT), o Projeto de Lei Complementar que visa instituir o Novo Código Tributário do Município de Teresina.

A reunião aconteceu, segundo o presidente da Casa, para sanar algumas dúvidas dos vereadores sobre a proposta. Estiveram presentes, além de membros do Legislativo, os secretários municipais de Finanças, Vanessa Neiva, e de Governo, Paulo César Vilarinho.

De acordo com a proposta, que tem o objetivo de alterar nove dispositivos da Lei Complementar nº 3.606, de dezembro de 2006, visando melhorar e qualificar a arrecadação do Município.

O Projeto de Lei estabelece e propõe adequação da tributação dos imóveis localizado nas áreas urbanas e urbanizáveis; a revisão sobre os valores venais das propriedades que não acompanharam a valorização resultante do crescimento urbano; as alíquotas a serem aplicadas no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a definição dos Valores Básicos Unitários de Terrenos e aumentar o prazo de entrega da Declaração Imobiliária.

Além disso, a proposta prevê a retirada da exigência da propriedade do imóvel para reconhecimento de isenção no pagamento de IPTU e a atualização de todos os dados cadastrais de imóveis situados em bairros e logradouros criados após a edição da Lei de 2006.

Para Vanessa Neiva, o mais importante item é o que discorre sobre a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) incidente nos transportes públicos da capital.

“O Município estaria abdicando 33,33% deste tributo de modo a melhorar o custo do transporte municipal”, explicou a secretária, que, na oportunidade, informou que a alíquota passará de 3% para 2%, a menor permitida pela Constituição. A proposta segue em tramitação no Legislativo Municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES