Segurança do Piauí cria coordenação de proteção à população LGBTQIA+

A Coordenação será responsável pelos protocolos de atendimento em casos de violência e por discussões relativas aos direitos da comunidade

Segurança do Piauí cria coordenação de proteção à população LGBTQIA+ | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou na quarta-feira(18) a criação de uma coordenação de proteção à população LGBTQIA+. O órgão será responsável pelo protocolo de atendimento dos casos de violência contra esse segmento da população.

“A coordenação também irá discutir algumas questões como a identificação civil, sobre todos os direitos à população LGBTQIA+”, declarou o secretário.

Segurança do Piauí cria coordenação de proteção à população LGBTQIA+ - Foto: Reprodução

A coordenação estará vinculada à Diretoria de Defesa Social, comandada pela tenente-coronel Elizete Lima e vai atuar no eixo social da segurança pública no estado.  “O objetivo é trabalhar projetos sociais para atendimento especial em relação a esse público que a gente, agora, deve levar com maior ênfase no que diz respeito às nossas forças estaduais de segurança”, afirmou Elizete.

De acordo com a diretora de Promoção da Cidadania da População LGBTQIA+ da Sasc, Joseane Borges, as pessoas desta comunidade ainda são marginalizadas pela sociedade e, por este motivo, são necessárias políticas públicas para elas. “Nós, enquanto diretoria de cidadania LGBTQIA+ da Sasc, vamos atuar aliados a coordenação da Segurança Pública”, comentou a diretora.

Em junho de 2022, a Secretaria de Segurança Pública lançou o Protocolo Cidadão de Produção de Dados de Violência LGBTQIA+, uma orientação aos policiais civis e militares sobre como registrar crimes de homofobia e LGBTfobia. No mesmo mês, uma portaria determinou que, durante a confecção do boletim de ocorrência pela Polícia Militar ou Civil, a pessoa deverá informar a sua orientação social e identidade de gênero.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES