Seguro Safra é motivo de audiência pública na Assembléia

Liziê Coelho explicou que a situação é ainda mais grave nas cidades do Sul e Sudeste do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) irá propor na próxima quinta-feira, 23, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, para discutir a suspensão do repasse do Seguro Safra aos municípios piauienses atingidos pela seca. O Ministério do Desenvolvimento Agrário negou o pedido de liberação do benefício para 35 dos 38 municípios do Estado que solicitaram a ajuda.

Liziê Coelho explicou que a situação é ainda mais grave nas cidades do Sul e Sudeste do Piauí, onde as chuvas tem sido escassas e não localizadas. ?Posso citar como exemplo a cidade de Paulistana. a chuva dos últimos dias não foi suficiente para que o agricultor familiar possa garantir uma boa colheita. Essas pessoas já estão tendo prejuízos e necessitam do dinheiro do Seguro Safra?, disse.

O Governo Federal negou o repasse dos recursos depois de analisar os relatórios de perdas dos municípios e constatar que os prejuízos não tiveram a dimensão necessária para o repasse do Seguro. Segundo Liziê, isso ocorre porque o Governo desconhece a realidade e dificuldades enfrentadas pelo homem do campo.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário só realiza o repasse do Seguro Safra para os agricultores que comprovarem que as perdas foram superiores a 50%. ?Para essas pessoas que vivem da agricultura familiar qualquer perda representa um prejuízo sem tamanho. O Ministério tem que rever esse método utilizado para avaliar os relatórios enviados pelas prefeituras?, criticou.

Das 38 cidades piauienses que realizaram o pedido apenas Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato serão beneficiadas. Mas segundo informações do Ministério, ainda há dúvidas a respeito dos prejuízos nesses municípios, o que poderá levar a reavaliação do relatório. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES