Seminário destaca importância da educação no trânsito

Na ocasião, foram entregues os troféus do prêmio Paz no Trânsito, motociclista consciente, evento realizado no auditório do Detran

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A noite desta sexta-feira (26) foi de conquistas e reconhecimento para 211 comunicadores de todo o Estado que foram contemplados com o curso O segredo de uma comunicação radiofônica, promovido pelo Detran-PI e Coordenadoria de Comunicação Social do Estado (Ccom), em parceria com a Fundação Dom Avelar.

Na ocasião, foram entregues os troféus do prêmio Paz no Trânsito, motociclista consciente, evento realizado no auditório do Detran, onde foi iniciado o Seminário de Comunicação e Paz no Trânsito, que termina neste sábado (27). Cinco trabalhos receberam prêmios em dinheiro e kits de trânsito, pela produção de campanhas de rádio, os spots, produzidas durante o curso. Ao todo, foram inscritos 42 spots educativos e as campanhas estão sendo veiculadas de forma rotativa pelas emissoras participantes.

Segundo o coordenador do projeto, Jessé Barbosa, esta foi uma oportunidade de ampliar e massificar as campanhas relacionadas a acidentes de moto, além de possibilitar a comunicadores uma reflexão sobre o modo de fazer rádio, desde o uso adequado de sua linguagem, passando pela relação com a comunidade. ?Conseguimos atingir cerca de 90 emissoras de rádio em mais de 60 cidades?, afirmou. O diretor do Detran, Jesus Rodrigues, ressaltou a importância da presença do órgão no interior com campanhas educativas. Ele lembrou que a presença de uma fiscalização preventiva pode reduzir o número de acidentes de trânsito.

?O Detran era lembrado como órgão repressor, que multava. Nós mudamos essa visão com as campanhas educativas, porque só assim a população vai enteder o seu real papel na sociedade, que é o de colaborar com a redução das estatísticas?, destacou.

Para o governador Wellington Dias, o desafio é introduzir a cultura da educação no trânsito, respeitando as leis para que se consiga reduzir os números de mortes no trânsito. Ele lembrou que é no interior que estas leis são menos respeitadas, especialmente pelos condutores de motocicleta. ?As pessoas estão trocando os cavalos pelas motos sem passar por uma escola de condutores. A forma como o Brasil trata o trânsito é uma coisa que me incomoda e eu sei que não é fácil incutir uma nova cultura na cabeça das pessoas. Por isso, não vamos desistir de realizar campanhas educativas, mas também não se pode deixar de multar para que os infratores sintam o erro que cometeram no bolso?, disse.

Inaugurações

A noite foi também de inaugurações. O govenador entregou a obra do anexo do Detran que é a nova Companhia Independente de Trânsito (Ciptran). O local foi ampliado de 260 para 301 metros quadrados, um investimento de R$ 287.500. Foi inaugurado também o edifício administrativo de depósito de veículos apreendidos do Detran e entregues veículos para serem utilizados pelo órgão. São seis pick ups, seis carros de passeio e 21 motocicletas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES