Senado abre processo que pode resultar na demissão do ex-diretor João Carlos Zoghbi

A abertura do processo decorre das investigações feitas por uma comissão de sindicância da Casa

Demissão de ex-diretor do Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ato do primeiro secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), publicado na sexta-feira (12) instaurou um processo administrativo disciplinar contra o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi. A abertura do processo suspende o pedido de aposentadoria feito pelo servidor e pode resultar na sua demissão.

Zoghbi é acusado de ter usado uma ex-babá como ?laranja? em uma empresa para receber comissões de convênios assinados pelo Senado. Ele receberia as comissões por autorizar a concessão de empréstimos consignados a funcionários acima do valor das parcelas permitidas pela legalização, de 30% do salário.

A abertura do processo decorre das investigações feitas por uma comissão de sindicância da Casa. Nela, servidores responsáveis por realizar o desconto em folha dos empréstimos confirmaram a ilegalidade.

O próprio advogado de Zoghbi, Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, admitiu a prática por seu cliente após depoimento deste na Polícia Legislativa.. Segundo o advogado, no entanto, ?o Senado inteiro sabia que isso era feito desta forma?. Kakay garante, no entanto, que não há vinculo de Zoghbi com a empresa registrada em nome da ex-babá, que seria, na realidade, de um filho seu.

Para instruir o processo, a comissão de servidores que investigará o colega poderá pedir a quebra de sigilos telefônico, fiscal e bancário do ex-diretor. Com o processo aberto, o pedido de aposentadoria de Zoghbi fica em suspenso e o ex-diretor, que é funcionário efetivo, pode ser demitido da Casa e perder o direito à aposentadoria.

Um outro ato publicado no mesmo boletim interno também trata do tema. Com base em um depoimento no âmbito do processo contra Zoghbi, Heráclito determinou a instauração de uma comissão de sindicância para investigar as supostas irregularidades que poderiam ter sido cometidas pelos servidores responsáveis pelo sistema de folha de pagamentos, chamado de Ergon. O sistema é considerado uma caixa-preta e sua abertura pela sindicância poderá trazer à tona outros problemas relativos ao funcionamento do Senado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES