Senado aprova criação de auxílio para gás de cozinha; veja quem receberá

Projeto foi relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) e governo poderá financiar até 100% do botijão a cada dois meses

Senado aprova criação de auxílio para gás de cozinha; veja quem terá direito | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plenário do Senado aprovou hoje (19) a criação do benefício Gás dos Brasileiros, que prevê um auxílio para a compra de botijões de gás de cozinha por famílias de baixa renda. Pelo texto, o Governo Federal poderá financiar até 100% do preço médio do botijão a cada dois meses. Recentemente, o preço médio do gás de cozinha ultrapassou R$ 100. No Piauí, o botijão de gás já é vendido por mais de R$ 110 em vários locais.

O tema foi relatado pelo senador piauiense Marcelo Castro, que apresentou emenda substitutiva ao Projeto de Lei nº 1374/2021, de autoria do deputado Carlos Zarattini. No relatório, Castro frisou o alto preço do botijão de gás, alegando que se transformou em "artigo de luxo".

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

"O gás de cozinha, item de primeira necessidade, transformou-se em artigo de luxo, inacessível a grande parte de nossa população. Os substitutos utilizados por quem não pode comprar o botijão de gás, como lenha, carvão e combustíveis líquidos, são danosos à saúde, seja pela poluição do ar do ambiente doméstico, seja pelas queimaduras provocadas por acidentes, principalmente com o etanol. Essa situação dramática e desumana deve cessar imediatamente", defendeu o senador.

Quem terá direito?

Serão beneficiadas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo dada preferência às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como será feito o custeio?

O benefício deve ser pago preferencialmente à mulher responsável pela família, e deve ter como fontes de custeio os royalties devidos à União em função da produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos sob o regime de partilha de produção; parcela da receita de comercialização do excedente em óleo da União; bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural; os dividendos da Petrobras recebidos pela União e outras dotações orçamentárias.

O projeto foi aprovado quase por unanimidade, com 76 votos a favor e apenas um contra. Com a aprovação, o texto retorna para apreciação na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado na Casa, segue para a sanção presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES