Senado aprova desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027

A prorrogação da desoneração representa uma redução de R$ 9,4 bilhões no pagamento de tributos por essas empresas.

Votação no Senado | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 25, o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia. Agora, o texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa medida estende o benefício fiscal até 31 de dezembro de 2027.  O projeto foi relatado pelo senador Ângelo Coronel (PSD-BA), que fez ajustes pontuais no parecer apresentado anteriormente e aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos da Casa. 

A desoneração da folha de pagamentos permite que os setores beneficiados paguem alíquotas reduzidas, variando de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez dos 20% de contribuição sobre a folha de salários para a Previdência Social e outras. Para compensar a prorrogação da desoneração, o projeto também estende o aumento de 1% na alíquota da Cofins-Importação pelo mesmo período, que estava previsto para encerrar em dezembro.

Os 17 segmentos contemplados pelo projeto incluem calçados, call center, comunicação, confecção e vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas. A prorrogação da desoneração representa uma redução de R$ 9,4 bilhões no pagamento de tributos por essas empresas.

O projeto também inclui benefícios para municípios brasileiros. O senador Coronel manteve a versão que reduz a contribuição ao INSS de 20% para 8% para prefeituras que não têm regimes próprios de Previdência, aplicando essa regra a cidades com até 142,6 mil habitantes. Ele rejeitou as mudanças feitas pela Câmara que ampliavam esse benefício para outras prefeituras e variavam a alíquota com base na renda per capita do município.

No entanto, o governo tem expressado preocupações quanto a essa medida, argumentando que a prorrogação da desoneração pode ser inconstitucional, uma vez que a Reforma da Previdência proíbe a adoção de medidas que reduzam a arrecadação de recursos para o fundo que financia as aposentadorias. Portanto, há a possibilidade de veto integral por parte do presidente Lula, que busca embasar essa decisão com estudos técnicos. 

Além disso, membros do governo ameaçaram vetar o projeto se a medida de benefício às prefeituras não fosse retirada, mas o Senado optou por mantê-la. A aprovação do projeto representa uma derrota para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defendia uma discussão mais abrangente sobre a tributação e considerava o benefício aos municípios um revés para a área econômica do governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES