Senado aprova indicação de Ketanji, 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA

A juíza foi indicação do presidente Joe Biden após pedido de aposentadoria de Stephen Breyer, que deixará a corte em junho. O cargo é vitalício.

Senado aprova indicação de Ketanji, 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (7), a indicação do presidente americano, Joe Biden, Ketanji Brown Jackson, para a Suprema Corte do país.

Foram 53 votos a favor e 47 votos contrários à indicação. Além do voto dos 50 senadores democratas, Jackson recebeu o apoio de mais três republicanos.

Senado aprova indicação de Ketanji, 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA- Foto: Reprodução

Com a aprovação, Jackson se tornou a primeira mulher negra a assumir uma posição na mais alta corte dos EUA, um cargo que é vitalício.

Apesar da aprovação, Jackson apenas poderá assumir o cargo após a saída do atual ministro Stephen Breyer, que disse que deixará o assento antes do recesso, em junho.

A sessão do Senado foi presidida pela vice-presidente americana Kamala Harris, também a primeira mulher negra a ocupar o cargo após as eleições de 2020.

A escolha da juíza não altera o balanço da corte, que tem maioria conservadora – são seis juízes conservadores para três progressistas.

Ela foi também a primeira indicação o governo Biden, e substitui o juiz Breyer, que pediu mais cedo neste ano para se aposentar. A indicação de uma mulher negra era uma promessa de campanha do presidente Biden, do Partido Democrata.

Apesar dos ataques dos republicados contra a indicação, a maioria da casa ainda é controlada pelos democratas (que detêm 50% das cadeiras e a presidência). Era necessária apenas a maioria simples para a confirmação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES