Senado aprova projeto da igualdade salarial entre homens e mulheres

De acordo com o texto aprovado, o governo federal será responsável por regulamentar a futura lei por meio de decreto.

Senado aprova equiparação salarial entre homens e mulheres | Geraldo Magela/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto de lei 1.085/2023, que estabelece a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens para trabalho de igual valou ou no mesmo cargo foi aprovado nesta quinta-feira, 1º, pelo Plenário do Senado. O projeto, de autoria da Presidência da República, foi aprovado por três comissões permanentes do Senado, após amplo acordo político. De acordo com o texto aprovado, o governo federal será responsável por regulamentar a futura lei por meio de decreto. 

O PL 1.085/2023 vai para sanção presidencial e deverá ser regulamentado por decreto. O projeto prevê a aplicação de multa ao empregador que descumprir a lei. A sanção será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, a multa será em dobro. Atualmente, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é prevista multa de um salário mínimo regional. 

O projeto também prevê que, em casos de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais não impedirá que a pessoa discriminada busque indenização por danos morais. Uma das alterações propostas é a modificação da multa prevista no artigo 510 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)A nova multa corresponderá a dez vezes o valor do novo salário devido pelo empregador ao empregado discriminado, e será dobrada em caso de reincidência. Atualmente, a multa é igual a um salário-mínimo regional, dobrando em caso de reincidência.

Relatório de empresas

O projeto também estabelece a obrigatoriedade de as empresas com 100 ou mais funcionários publicarem relatórios semestrais de transparência salarial. Esses relatórios, divulgados de forma anônima, permitirão a comparação objetiva entre salários, critérios remuneratórios e a proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia por mulheres e homens. Além disso, deverão conter informações estatísticas sobre desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

Caso seja identificada desigualdade salarial ou de critérios remuneratórios, as empresas deverão criar planos de ação com metas e prazos para mitigar essa desigualdade, garantindo a participação de representantes sindicais e dos empregados. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa administrativa no valor de até 3% da folha de salários do empregador, limitada a cem salários mínimos.

O projeto também estabelece medidas para garantir a igualdade salarial, como mecanismos de transparência salarial, aumento da fiscalização, criação de canais específicos para denúncias de discriminação salarial, promoção de programas de inclusão no ambiente de trabalho e fomento à capacitação das mulheres.

Em seu pronunciamento, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que o Senado estava fazendo história com a aprovação e elogiou os senadores que apoiaram a proposta, como Jaques Wagner (PT-BA) e Paulo Paim (PT-RS). Damares ressaltou a data histórica para as mulheres. "Mas eu preciso fazer justiça aqui com os senadores homens que lutaram tanto para que a gente chegasse a este momento. Senadora Teresa, parabéns pelo trabalho. Todas as senadoras se uniram — direita e esquerda. Essa foi uma pauta que uniu todo mundo, mas eu preciso fazer justiça à bancada masculina, aos homens que foram aguerridos e nos ajudaram", disse Damares.

A aprovação foi comemorada pelos senadores Cleitinho (Republicanos-MG), Augusta Brito (PT-CE), Jussara Lima (PSD-PI) e Eliziane Gama (PSD-MA). Jussara Lima agradeceu o apoio de Pacheco e de Paim e destacou o trabalho das relatoras Teresa Leitão e Zenaide Maia.

"Para nós esse é um momento de felicidade, é um momento único na história brasileira para as mulheres que tanto lutaram para que esse dia chegasse, que lutaram e que estão lutando para que tenhamos o nosso espaço e para que sejam equiparados os salários das mulheres com os dos homens", disse Jussara.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parabenizou a Bancada Feminina do Senado pela conquista e agradeceu a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalvesdurante a votação do projeto. A aprovação do projeto foi comemorada por senadoras e senadores de diferentes partidos, ressaltando a importância da igualdade salarial entre homens e mulheres como um avanço na sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES