Senado aprova Projeto de Lei do Carf em votação acirrada

Essa proposta tem como objetivo a reintrodução do conceito de “voto de qualidade” com viés favorável à administração tributária.

Relator, Otto Alencar manteve o texto original aprovado pela Câmara | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário do Senado deu sua aprovação ao projeto de lei que propõe alterações nas regulamentações do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscal), nesta quarta-feira (30), com um placar de 34 votos favoráveis e 27 contrários. Essa proposta, inicialmente elaborada pelo governo e posteriormente editada pelo Ministério da Fazenda, tem como objetivo a reintrodução do conceito de "voto de qualidade" com viés favorável à administração tributária. Agora, a proposta segue para sanção do presidente Lula (PT).

O voto de qualidade consiste no poder de desempate concedido ao presidente da sessão de julgamento em casos de empate na votação entre os conselheiros. O Carf é um órgão colegiado vinculado ao Ministério da Economia no Brasil, responsável por julgar recursos administrativos relacionados a questões tributárias e fiscais entre contribuintes e a Receita Federal. Ou seja, na prática, o Fisco será beneficiado. 

A perspectiva subjacente a essa medida é que ela possa potencialmente gerar uma receita adicional de até R$ 60 bilhões para o governo até 2024. Nesse sentido, o governo articulou para evitar que o projeto fosse alterado, pois voltaria à Câmara para mais uma análise e atrasaria a sanção presidencial.  As bancadas do PP, PL, PSDB, Republicanos e Novo orientaram seus membros para opinar contrariamente ao projeto. O Podemos liberou a bancada, ou seja, senadores poderiam escolher se votariam contra ou a favor da proposta.

Otto Alencar (PSD-BA), o relator da proposta, sustentou a ideia de que as grandes corporações são as principais devedoras junto à União. "Empresas enquadradas no Simples Nacional não estão sob a alçada do Carf. Posso citar quatro empresas que tinham obrigações pendentes com a União: Petrobras, no valor de R$ 4,8 bilhões, embora distribua dividendos; Bradesco, Itaú e Ambev. Pequenos e médios contribuintes não se encontram nessa situação."

Membros da oposição argumentaram que essa medida irá, no máximo, aumentar a receita por apenas um ano. Um senador de oposição, Rogério Marinho (PL-RN), expressou sua preocupação: "O governo está drasticamente aumentando os gastos e tentando compensar com uma receita que não poderá ser repetida anualmente. Estamos comprometendo o equilíbrio entre aqueles que pagam e aqueles que recebem. Essa mudança tem um único objetivo, proporcionar ao governo, que não demonstra responsabilidade fiscal, um aumento na arrecadação. É um atalho para resolver problemas de caixa."

Modificações no texto original

A Câmara dos Deputados sugeriu modificações no texto original proposto pelo governo, e essas sugestões foram acatadas pelo Senado. Uma das alterações envolve a isenção de multas para contribuintes que percam disputas judiciais decididas pelo voto de desempate pró-governo. Além disso, a Câmara aprovou outra medida em apoio aos contribuintes, permitindo que os pagamentos sejam parcelados em até 12 vezes, com o início dos pagamentos em até 90 dias após o veredicto.

A proposta também estipula que o contribuinte só efetuará o pagamento após uma decisão judicial definitiva, no caso de recorrer do veredicto perante a justiça. Para isso, a empresa deverá fornecer garantias de pagamento, como seguros ou fiadores.

Com informações de O Globo e Agência Senado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES