Senado aprova texto do novo arcabouço fiscal com 57 votos favoráveis

O presidente da Câmara, Arthur Lira, estima que o texto seja votado na Casa até o início de julho.

Texto do arcabouço fiscal é aprovado no Senado | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira, 21, por uma margem de 57 votos favoráveis e 17 contrários, o relatório feito pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) sobre o novo arcabouço fiscalO projeto substitui o atual teto de gastos e estabelece regras mais abrangentes para as despesas da União. No entanto, ainda serão realizadas votações de destaques que podem modificar o texto-base aprovado.

Aprovado no Senado, o relatório passou por algumas alterações em relação à versão enviada pela Câmara dos Deputados, o que significa que o projeto retornará para ser apreciado pelos deputados em uma votação decisiva. Dentre as principais modificações propostas por Aziz, destaca-se a retirada do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e dos gastos com ciência, tecnologia e inovação dos limites de gastos estabelecidos pelo novo arcabouço. 

Caberá à Câmara dos Deputados avaliar se irá manter ou reverter as modificações aprovadas pelos senadores.  Na primeira votação, a Câmara dos Deputados incluiu a previsão de bloqueio de despesas em caso de descumprimento da meta fiscal proposta. O presidente da Câmara, Arthur Liraestima que o texto seja votado na Casa até o início de julho.

Durante a aprovação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, parlamentares da oposição fizeram críticas à proposta. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), garantiu que não se pode colocar a assinatura dos senadores em um projeto que não terá vida útil no primeiro ano. "O governo não cumprirá a meta fiscal. Ele terá dificuldades em zerar o déficit", declarou.

Na resposta a Rogério Marinho, o relator Omar Aziz explicou que as novas regras permitirão a estabilidade da dívida. "Você tem um limite de gastos de 70% e, com os outros 30%, que possivelmente terá um excesso de arrecadação, você já está comprometendo-se a reduzir a dívida pública, que está em real, não em dólar".

As novas regras aprovadas substituem o teto de gastos estabelecido durante o governo de Michel Temer, que limitava as despesas da União ao índice de inflação do ano anterior, sem considerar o aumento ou diminuição da receita do Estado. Em outras palavras, mesmo com o aumento da arrecadação de impostos, os gastos estavam restritos à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Agora, o novo arcabouço fiscal aprovado pelo Senado oportuniza o aumento das despesas considerando a variação da receita. À União é permitida a aumentar os gastos em até 70% do crescimento da receita. O projeto também estipula metas fiscais para as despesas primárias e a previsão de atingir um déficit fiscal zero até 2024. As despesas primárias englobam todos os gastos do governo, excluindo o que é usado com a dívida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES