Senado aprova tornar lei a liberação de substâncias para emagrecer

O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) um projeto que torna lei a autorização para produção, venda e consumo, sob prescrição médica, de remédios que tenham em sua composição as substâncias sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol, utilizadas para emagrecimento.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara, mas, como houve alteração no Senado, voltará à análise dos deputados antes de ir à sanção presidencial.

O uso dessas substâncias chegou a ser proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2011, sob a argumentação de que o consumo desses remédios pode causar problemas cardíacos nos pacientes. Um decreto legislativo de 2014, no entanto, suspendeu a proibição.

Como a proibição foi suspensa, a Anvisa publicou uma nova norma autorizando a produção, comercialização e consumo, com prescrição médica, desses remédios, desde que respeitadas limitações de quantidade. A agência, no entanto, aumentou os mecanismos de controle.

O órgão definiu que, para o remédio ser vendido, a receita deve ficar retida na farmácia e o médico deve assinar um termo de responsabilidade. Além disso, o paciente também deve assinar um documento afirmando que conhece os riscos que essas substâncias podem causar.

Conforme a proposta aprovada nesta quarta pelo Senado, a autorização para comercializar esses medicamentos deve ser garantida em lei, mas os mecanismos de fiscalização deverão ser fixados pela Anvisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES