Senado atinge assinaturas para instalar CPI dos Atos antidemocráticos

Presidente em exercício do Senado e líderes têm reunião nesta segunda-feira

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado Federal já reuniu as 31 assinaturas de senadores suficientes para a abrir a CPI dos Atos Antidemocráticos, proposta por lideranças de governo para investigar a responsabilidade pelos atos de vandalismo que ocorreram neste domingo (8), em Brasília. Com informações da CNN.

O número foi divulgado nesta madrugada por assessores parlamentares da casa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que estava em viagem de férias, retorna antecipadamente a Brasília com objetivo de instalar a comissão já nesta terça-feira (10), em sessão extraordinária. Segundo interlocutores, Pacheco faz questão de ser dele a leitura do requerimento de abertura da CPI.

Golpistas vandalizaram Congresso, STF e Palácio do Planalto (Marcelo Camargo)

Até lá, há esforço para completar o número de assinaturas necessárias. O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), convocou reunião com líderes, para esta segunda-feira, às 10h, na residência oficial do Senado.

Durante a invasão dos prédios em Brasília, Veneziano afirmou ver responsabilidade do governo do Distrito Federal no descontrole da situação. A declaração ocorreu antes mesmo do afastamento do governador Ibaneis Rocha do cargo. Ambos são do mesmo partido, o MDB.

“Os episódios verificados hoje, com as invasões dos locais que sediam os Poderes da República, refletem da forma mais definida o espírito terrorista com o qual agem os derrotados democraticamente no voto. Além de explicitar a participação deliberada do Governo do DF de não conter essa depredação generalizada e inadmissível”, disse.

Um dos autores do pedido de CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou em sua rede social que o atentado deste domingo foi um “crime anunciado”.

“A situação não admite tolerância ou ingenuidade. Eu e o senador Randolfe Rodrigues [Rede-AP] estamos propondo uma CPI para apurar as responsabilidades sobre o mais grave ataque contra a democracia brasileira. Assim como foi no Capitólio. Eles não passarão”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES