Senado autoriza terceiro processo contra Renan

Senado autoriza terceiro processo contra Renan

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os membros da Mesa Diretora do Senado autorizaram nesta quinta-feira (16), por unanimidade, a abertura de um processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para investigar as acusa?es de que usou "laranjas"

(terceiros) para comprar veiculos de comunica??o em Alagoas em sociedade com o usineiro Jo?o Lyra.

Esse ser? o terceiro processo contra Renan no Conselho de ?tica. O primeiro, em fase final, investiga a suspeita de que ele recebeu ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. O segundo, ainda no seu in?cio, apura as rela?es de Renan com a cervejaria Schincariol.

A reuni?o da Mesa foi presidida pelo segundo vice-presidente do Senado, ?lvaro Dias (PSDB-PR). Renan, que a preside, ficou de fora dessa reuni?o. Dias presidiu porque o primeiro vice-presidente, Ti?o Viana (PT-AC), n?o est? em Bras?lia.

Al?m dele, outros seis senadores participaram da reuni?o e votaram pelo encaminhamento da proposta ao Conselho de ?tica: Gerson Camata (PMDB-ES), Papal?o Paes (PSDB-AP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Efraim Morais (DEM-PB), Ant?nio Carlos Valadares (PSB-SE) e C?sar Borges (DEM-BA).

Segundo ?lvaro Dias, a representa??o contra Renan, proposta por Democratas e PSDB, ser? encaminhada ainda nesta quinta ao conselho. Caber? agora ao ?rg?o indicar um relator para comandar as investiga?es. Dias disse que os membros da Mesa n?o avaliaram o m?rito do pedido de processo, mas apenas cumpriram o dever de encaminhar a representa??o ao conselho, como determina o artigo 14 da resolu??o que cria o ?rg?o. "A Mesa cumpriu o seu papel", disse.

Um parecer da Advocacia-Geral do Senado tentou impedir a decis?o da Mesa. O advogado-geral, Alberto Cascais, alegou que membros da Mesa filiados a PSDB e DEM n?o poderiam participar da reuni?o porque os dois partidos s?o autores da representa??o contra Renan. Os senadores, por?m, ignoraram a recomenda??o. "N?o entendemos assim", disse Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES