Senado debate isenção do IPVA para carros com mais de 20 anos

A proposta pretende incluir veículos terrestres de passageiros com mais de duas décadas de fabricação na lista de imunidades de IPVA

Plenário do Senado | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira proposta sobre proposta de emenda à Constituição que garante imunidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos  Automotores (IPVA) será discutida no  Plenário do Senado, nesta terça-feira, 27. O projeto foi apresentado pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG) e recebeu voto favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tem sua sessão marcada para as 14h.

A proposta pretende incluir veículos terrestres de passageiros com mais de duas décadas de fabricação na lista de imunidades de IPVA previstas na Constituição, equiparando-os a tratores, máquinas agrícolas e aeronaves agrícolas, entre outros.

Antes da votação em primeiro turno, a PEC passará por cinco discussões, sendo que três delas já têm datas marcadas: terça (27), quarta (28) e quinta-feira (29). Para ser aprovada, a proposta requer a aceitação de, no mínimo, dois terços da Casa legislativa, ou seja, 54 senadores, em dois turnos de votação.

Nova oportunidades para réus

Além da PEC 72/2023, os senadores também analisarão o Projeto de Lei (PL) 2.812/2023, que proporciona uma nova oportunidade para que réus cumpram ordens judiciais antes de serem obrigados a indenizar os autores de ações civis. O PL, apoiado pelo relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, diz respeito às ações judiciais relacionadas às prestações de fazer, não fazer e entregar coisa.

Agricultura familiar

Outro tema na pauta é a análise do PL 5.826/2019, proveniente da Câmara dos Deputados, que amplia a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Com a inclusão de modernização, inovação e desenvolvimento sustentável e tecnológico entre os aspectos a serem considerados na política, o projeto teve o relatório do senador Alan Rick (União-AC) acatado pela Comissão de Agricultura (CRA) no último dia 21 de fevereiro. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES