Senado deve votar lei que obriga câmera em shopping centers

Proposta prevê multa diária de R$ 5 mil para local que não cumprir.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado poderá votar, na quarta-feira (17), o projeto que torna obrigatória a instalação de câmeras de filmagem em shopping centers e empreendimentos similares localizados em qualquer ponto do País. O senador Romeu Tuma (PTB-SP) recomenda a aprovação do projeto, que foi aprovado na Câmara, sem alterações.

O projeto do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) diz que o estabelecimento que infringir a norma ficará sujeito a multa diária de R$ 5 mil. Como o projeto está sendo examinado em decisão terminativa, se aprovado seguirá diretamente à sanção presidencial.

Mais segurança

Para o autor, os frequentadores de shoppings precisam de mais segurança, dado o aumento do número de assaltos e homicídios nesses estabelecimentos. Pompeo de Mattos considera ainda ser necessária a contribuição das empresas privadas para a segurança pública.

Tuma salientou no seu parecer que a existência de câmeras de vídeo pode produzir efeito social intimidatório e ainda garantir provas de eventuais crimes, num auxílio aos órgãos policiais. Para justificar a imposição da medida aos shoppings, ele diz que a Constituição oferece base jurídica ao projeto, em seu artigo 44, pelo qual a segurança pública, além de dever do Estado, é "responsabilidade de todos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES