Senado e Câmara abrem ano legislativo na próxima segunda-feira, 5

Legislativo inicia as atividades com a entrega e leitura das mensagens do Poder Executivo e do Poder Judiciário

Ano Legislativo será reaberto na segunda-feira, dia 5 | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senado Federal e a Câmara dos Deputados se reunirão em sessão solene conjunta na segunda-feira (5) para marcar o início da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. A cerimônia, prevista para começar às 15h, simboliza a retomada dos trabalhos do Poder Legislativo após o recesso parlamentar e inclui a entrega e leitura das mensagens do Poder Executivo e do Poder Judiciário ao Congresso.

A abertura do ano legislativo segue um protocolo específico, iniciando com a chegada dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, assim como dos chefes dos Poderes Judiciário e Executivo (ou seus representantes) na entrada principal do Palácio do Congresso Nacional.

No exterior do Palácio, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, conduzirá a revista à tropa, composta por 48 Dragões da Independência na rampa, militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além da Banda da Guarda Presidencial que executará o Hino Nacional. Bandeiras do Brasil e do Mercosul também serão hasteadas, e a Bateria Histórica Caiena realizará uma salva de 21 tiros de canhão no gramado.

Posteriormente, os presidentes do Senado e da Câmara serão recebidos na rampa pelos secretários-gerais e diretores-gerais das duas casas legislativas, dirigindo-se ao Salão Negro, onde encontrarão o portador da mensagem do Poder Executivo, representantes do Supremo Tribunal Federal, integrantes da Mesa do Congresso Nacional, líderes partidários, parlamentares e demais convidados.

Após as formalidades, todos se dirigirão ao Plenário da Câmara dos Deputados, onde Rodrigo Pacheco iniciará a sessão solene com a execução do Hino Nacional pela banda do corpo de fuzileiros navais. Em caso de chuva, a entrada será pelo Salão Branco (Chapelaria), e parte do cerimonial será cancelada.

Quanto à Mensagem Presidencial, a presença do presidente da República é opcional. Na ausência do chefe do Executivo, o documento é enviado pelo chefe da Casa Civil, atualmente o ministro Rui Costa. A leitura da mensagem, contendo as prioridades do Poder Executivo para o ano, será realizada pelo parlamentar que ocupa a Primeira-Secretaria da Mesa do Congresso, atualmente o deputado Luciano Bivar (União-PE). A cerimônia inclui também a mensagem do Poder Judiciário e discursos dos presidentes do Senado e da Câmara.

A tradição de abertura dos trabalhos legislativos no Brasil remonta ao período imperial com a "Fala do Trono", iniciada por Dom Pedro I em 1823. Na era republicana, a tradição de enviar a mensagem presidencial ao Congresso teve início em 1890, com o marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente.

Atualmente, essa tradição é uma exigência constitucional, conforme o artigo 57 da Constituição Federal de 1988, que determina a reunião anual do Congresso a partir de 2 de fevereiro (ou no dia útil seguinte) para inaugurar a sessão legislativa. (Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES