Senado e Câmara dos Deputados divulgam salários sem os nomes

Nomes foram retirados após liminares obtidas por servidores na Justiça

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os salários dos servidores do Senado e da Câmara foram divulgados na noite desta terça-feira (31), de acordo com determinações da Lei de Acesso à Informação. Os dados estão disponíveis nas páginas na internet do Senado e da Câmara, mas não apresentam os nomes dos servidores, apenas cargo e função.

Para acessar dos dados do Senado, é preciso preencher uma ficha com nome completo, número de CPF, endereço completo e CEP residencial. Só depois, será liberado o acesso a uma página, que possibilita visualização dos dados dos servidores em formatos PDF e CSV. Na Câmara, não é preciso preencher formulário e os dados também aparecem somente em formato PDF.

A divulgação, que estava prevista para ocorrer logo pela manhã, foi atrasada devido a liminares [decisões provisórias] conseguidas pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), que suspenderam a divulgação nominal dos salários, tanto na Câmara quanto no Senado. A divulgação do Senado traz apenas o cargo, valor do salário, gratificações, funções comissionadas e ano de admissão.

As diretorias da Câmara e do Senado foram comunicadas das liminares ainda na madrugada desta terça-feira, e suspenderam as publicações que estavam previstas para ocorrer durante a madrugada. As listas que estavam prontas continham os nomes dos servidores, o que foi proibido pela Justiça.

"Defendemos a divulgação, mas não de forma nominal [...] Queremos que haja um amadurecimento sobre o tema. Ninguém quer ver seus nomes e seus vencimentos expostos na Web. É uma questão de segurança", disse Nilton Paixão, presidente do Sindilegis.

Durante todo o dia desta terça-feira, as equipes técnicas da Câmara e do Senado trabalham para retirar o nome dos servidores da lista de publicação. No Senado, a publicação saiu por volta das 20h30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES