Senado homenageia ex-presidentes do Brasil nos 25 anos da Constituição

O primeiro a falar foi o ex-presidente Sarney, que convocou a Assembleia Constituinte.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão especial comemorativa dos 25 anos de promulgação da Constituição Federal de 1988, o Senado homenageou os ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP), Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) com a Medalha Ulysses Guimarães.

O primeiro a falar foi o ex-presidente Sarney, que convocou a Assembleia Constituinte. A Constituição brasileira foi promulgada em 5 de outubro de 1988, após um ano e oito meses de trabalhos. ?A Constituição de qualquer país é um pacto que faz a nação colocar num texto os seus direitos e seus deveres?, destacou Sarney.

?Temos o que comemorar? Sim! Não tivemos uma prontidão militar nesses 25 anos. E ela assegurou a democracia que nós vivemos, a liberdade política que nós desfrutamos?, complementou.

Por sua vez, Lula afirmou que o PT não assinou a Constituição porque o partido tinha um projeto específico de Constituição e de regimento interno. ?Tínhamos só 16 deputados, mas agíamos como se tivéssemos 470?, afirmou Lula, destacando que se a Constituição do PT tivesse sido aprovada, ele teria mais dificuldade para governar o país.

?Avacalhar?

Lula aproveitou para exaltar a atividade política como expoente máximo da democracia e alfinetar a imprensa. ?Na história deste país, se a juventude lesse a biografia do Getúlio [Vargas], do Juscelino Kubitschek, e lesse outras biografias, possivelmente as pessoas não iriam desprezar a política nem muito menos a imprensa iria avacalhar a política como se faz hoje?, disparou Lula. ?O que aparece sempre quando se nega a política é um grupo ou uma pessoa praticando a ditadura?, reforçou.

Ainda foram homenageados políticos que atuaram na elaboração da Carta Magna, como o atual vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-deputado Nelson Jobim e o ex-senador e relator da constituinte, Bernardo Cabral.

Dentre os senadores que foram agraciados com a medalha por terem atuado na constituinte, estão os tucanos Aécio Neves (MG), Alvaro Dias (PR) e Cássio Cunha Lima (PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS). A comenda foi instituída por iniciativa de um projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES