Senado recebe projeto que cria o Fundo Social

O projeto cria um fundo social com recursos que serão arrecadados através da exploração do petróleo na camada pré-sal.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Mesa do Senado encaminhou nesta segunda-feira (8), a seis de suas comissões, projeto de lei (PLC 7/10) de iniciativa da Presidência da República que cria um fundo social com recursos que serão arrecadados através da exploração do petróleo na camada pré-sal.

As comissões que examinarão a matéria são as de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Sociais (CAS), de Educação, Cultura e Esporte (CE), de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto cria o Fundo Social (FS), vinculado à Presidência da República, com a finalidade de constituir uma fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional. O dinheiro financiará programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública, da ciência e tecnologia e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os programas observarão o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No mínimo 5% dos recursos a serem aplicados no combate à pobreza serão destinados a um fundo específico, a ser gerido pelo Ministério da Previdência Social, para recomposição da diferença entre o que foi recolhido em salários mínimos e efetivamente pago pela Previdência Social a seus segurados. Após a recomposição das perdas previdenciárias, os recursos serão direcionados para projetos e programas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Os recursos do Fundo Social destinados aos programas para desenvolvimento social e regional devem obedecer a critérios de redução das desigualdades regionais. Para isso, deverá ser levado com conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, priorizando os que se encontram abaixo da média nacional. A leitura do recebimento de ofício da Câmara encaminhando o projeto foi feita na tarde desta segunda-feira pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que presidia a sessão não deliberativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES