Senado retoma votação da reforma eleitoral e sobre web livre

Para valer em 2010, trâmite precisa ser concluído até 3 de outubro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário do Senado retomou às 16h05 desta terça-feira (15) a votação do projeto de reforma eleitoral. Na semana passada, foi aprovado somente o texto-base. Entre outros temas, o Senado vai decidir se aplicará ou não restrições à internet no período eleitoral. Para entrar em vigor em 2010, o projeto precisará ainda retornar para a Câmara, ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro.

A primeira discussão desta tarde deve ser sobre a substituição de detentores de mandato executivo que são cassados pela justiça eleitoral. Atualmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem dado posse a segundos colocados em alguns casos e determinado eleição indireta pelo Legislativo em outros. A proposta que consta do relatório de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), atendendo a emenda de Tasso Jereissati (PSDB-CE), prevê que nos dois primeiros anos de mandato seja necessária a convocação de nova eleição.

A partir daí, caberia às assembléias legislativas ou às câmaras municipais decidir quem será o chefe do executivo. A intenção é evitar que se dê posse a quem perdeu a eleição. Na semana passada, Sarney desceu da cadeira de presidente para se manifestar contra a proposta. Ele entende que o tema só poderia ser tratado por Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Filha do peemedebista, Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT-MA). Roseana tinha perdido o segundo turno em 2006 para o pedetista. Nesta manhã, Sarney mudou de posição.

Em acordo com o líder do DEM, José Agripino (RN), ele irá propor que a eleição seja direta independente do tempo em que o mandato seja cassado. A tendência é que esta proposta seja vencedora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES